|
![]() |
![]() ![]() |
||
|
Vacina contra a Covid-19 chega em São Bento do Sul
São Bento do Sul recebeu no final da tarde desta terça-feira (19), 390 doses da vacina CoronaVac. Os lotes foram enviados pelo governo estadual até Mafra e a Secretaria de Saúde de São Bento do Sul, com o auxílio da Polícia Militar, se deslocou ao município para buscar as doses. As vacinas foram conferidas e registradas pela secretaria e a imunização iniciará nesta quarta-feira (20).
Conforme a secretária de Saúde, Carmen Binotto, como o quantitativo recebido pelo Estado não será suficiente para imunizar neste primeiro momento a todos do grupo prioritário da 1ª fase, por determinação da Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina (CIB/SC), ficou estabelecido que receberão as doses os profissionais que atuam diretamente no atendimento a pacientes com Covid-19 na UTI, na emergência e na ala de internação do Hospital e Maternidade Sagrada Família.
Na sequência serão vacinados os profissionais do Samu, os que atendem na Central de Covid, os que atuam na vacinação da Covid e depois, os profissionais das Unidades Básicas. “Este primeiro lote com 390 vacinas será utilizado para a primeira dose. Para a segunda dose da vacina, que deverá ser daqui a 15 dias, o Estado enviará outros lotes”, explica Carmen.
Idosos – Um dos pontos tratados pela secretária de Saúde, Carmen Binotto, durante a coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, foi com relação a vacinação dos idosos acima de 75 anos e dos idosos com 60 anos ou mais que estejam em casas de abrigo.
Para este grupo, assim que mais vacinas sejam disponibilizadas pelo Estado, a Secretaria de Saúde montará a Central de Vacinação no Ginásio de Esportes Annes Gualberto. “No local, 10 equipes estarão disponibilizadas para vacinar este público. De primeiro momento, não haverá vacinação nos postos de saúde”, explicou. A secretaria contará ainda com equipe para vacinar os idosos que não puderem sair de suas casas.
Também, a Saúde montará um espaço para vacinação na modalidade drive-thru no pátio da Sociedade de Atiradores 23 de Setembro, para que os idosos não precisem descer dos veículos.
Já os idosos com 60 anos ou mais que residem em casa de abrigo serão vacinados no próprio local por uma equipe da secretaria.
Para receber a dose é necessária a apresentação de documento pessoal que contenha o número do CPF.
Cuidados não devem parar – Mesmo com o anúncio da vacina para a Covid-19, a Secretaria de Saúde solicita à população que as medidas de prevenção devem continuar. “A Covid não vai desaparecer após a vacina. Nós que deveremos aprender a conviver com ela. Por isso, o uso da máscara, o distanciamento e a higienização das mãos não podem parar. É uma obrigação de cada um se proteger e proteger todos a sua volta”, solicita Carmen.