Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Irregularidades levam Vigilância Sanitária a interditar o IML em São Bento do Sul

Sexta, 17 de julho de 2020

Nesta quarta-feira (15), às 13:30 horas a fiscalização da Vigilância Sanitária interditou o Instituto Médico Legal - IML de São Bento do Sul.

Os motivos que levaram a esta interdição, segundo o coordenador da Vigilância Sanitária Rafael Schroeder, foram irregularidades apontadas nas inspeções realizadas no dia 29 de outubro de 2019 e agora, no dia 9 de julho.

As ações iniciaram após denúncia formulada pela Câmara Municipal de Vereadores, que levou a uma inspeção e interdição imediata do IGP - Instituto Geral de Perícias, ocorrida em 28 de agosto de 2019, e que prossegue interditado devido a não regularização da estrutura por parte do Estado.

Na ocasião, foram repassadas à equipe da Vigilância Sanitária que a estrutura do IML - Instituto Médico Legal de São Bento do Sul também apresentava problemas.

No dia 29 de outubro então a equipe da Vigilância Sanitária realizou inspeção na estrutura do IML após a solicitação de alvará sanitário para o mesmo.

Durante a inspeção diversas irregularidades foram apontadas, inclusive estruturais e ambientais, e no ato foi emitida intimação para que alguns itens fossem cumpridos para a posterior regularização da estrutura.

Conforme Rafael, dos itens cuja regularização foi solicitada, apenas parte foi cumprida, e um agravante foi que o cronograma de adequações solicitado pela Vigilância Sanitária bem como a documentação que comprova a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos não foram entregues.

Na ocasião foi oficializada a infração, intimação, e posteriormente instaurado o processo administrativo, que, após a penalidade aplicada, que foi a interdição do IML ocorrida nesta quarta-feira, encontra-se agora no prazo de recurso da penalidade, que é de 15 dias.

A diretora do Centro de Vigilância à Saúde, setor responsável pela Vigilância Sanitária, Marilene Strapassoni, comentou que o próprio Estado também enviou uma equipe para realizar uma inspeção no IML e que neste relatório também foram apontadas irregularidades, porém, a divulgação do relatório que consta no processo administrativo não foi autorizada pelo Estado.

Enquanto o prazo para recurso e o processo administrativo transcorrem, os cadáveres enviados ao IML serão transferidos para IMLs de Jaraguá do Sul, Joinville ou Canoinhas, conforme disponibilidade do momento.

E no caso do Estado apresentar neste período de recurso a documentação necessária para regularização da estrutura do IML, a Vigilância Sanitária prosseguirá com os trâmites, podendo inclusive arquivar o processo.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA