Crédito das fotos anexas: Divulgação/redes sociais
Há um bom tempo a necessidade de isolamento social impede os encontros presenciais no Centro de Convivência, Espaço Mulher, Clubes de Mães e Grupos de Idosos. A alternativa encontrada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação para o enfrentamento à pandemia envolve a criação de série de vídeos com dicas de ginástica, aulas de pilates, artesanato, alimentação saudável e saúde emocional. Todo sábado e domingo tem um vídeo novo no facebook, gravado com a distância recomendada pelo Organização Mundial de Saúde (OMS), que acaba replicado nas terças e quintas-feira nos grupos de WhatsApp. O trabalho envolve educadores sociais, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga e nutricionistas.
Para a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Ilha da Figueira, Babiani Buzzi Moreira, que também gravou um vídeo abordando a questão da saúde emocional, a elaboração dos vídeos foi uma estratégia encontrada pela secretaria para não perder os vínculos com seus usuários. “É uma maneira de estarmos próximos, mesmo que fisicamente estejamos distantes”, diz.
Para o educador social em Educação Física, Ricardo Miranda Costa, a realização das vídeo-aulas incentiva os idosos a continuar com as atividade físicas regularmente. “Lembro que os alongamentos devem ser diários e os exercícios devem ser executados respeitando-se limites e ritmo individuais”, explica.
Os 20 vídeos gravados pelos servidores do Centro de Convivência e Espaço Mulher da Prefeitura de Jaraguá do Sul são, segundo o secretário de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, formas de auxiliar os idosos e as mulheres que participavam das oficinas oferecidas pelo município, além dos integrantes dos grupos de idosos e dos clubes de mães dos bairros, a manterem corpo e mente saudáveis.
A coordenadora do Clube de Mães Mãos de Ouro, que funciona da Escola Alberto Bauer, existente há 35 anos, Rosi Lunelli, encaminha todos os vídeos disponibilizados para as integrantes do grupo e incentiva a realização de alongamentos e exercícios em casa mesmo. “Nosso grupo tem muitas idosas e os vídeos tiveram um boa repercussão. São exercícios simples que qualquer pessoa pode realizar, obedecendo-se o limite de cada um”, pondera.
Para a chefe do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer, os vídeos trazem de volta um pouco do que ocorria nas oficinas ofertadas dentro do espaço público. O Centro de Convivência recebia cerca de 1.300 pessoas por semana, em diferentes oficinas. “Trata-se de um público que estava acostumado a ter atividades diárias e eles estão com saudades. Nesse momento, com o foco maior na prevenção, a série de vídeos incentiva a todos que se cuidem e se exercitem em casa”, diz, esperando o dia em que o Centro de Convivência estará aberto para o reinício das atividades.
Confira alguns vídeos:
https://www.facebook.com/
https://www.facebook.com/
https://www.facebook.com/
https://www.facebook.com/
https://www.facebook.com/