A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza, causada, entre outros, pelo vírus H1N1 já iniciou. Os dois primeiros grupos a serem vacinados são os idosos a partir de 60 e os profissionais de saúde, porém, as três mil doses da vacina que foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para São Bento do Sul se esgotaram rapidamente nesta segunda-feira, nos 28 locais de vacinação organizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, Cristiane Jantsch Sestren, "esta primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe deverá imunizar mais de 6.500 idosos de 60 anos ou mais e ainda pouco mais de 1.000 profissionais de Saúde, portanto, com a 3.000 doses recebidas não atendemos nem 50% do nosso público inicial", disse.
Cristiane comentou também que como a Campanha Nacional foi antecipada pelo Governo Federal, e o laboratório tem uma programação para produção da vacina, deve-se esperar a produção de mais lotes para os próximos dias.
Está sendo esperado outro lote de vacinas para quinta ou sexta-feira, mas Cristiane informou que não se sabe ainda ao certo a quantidade que será enviada nesta segunda remessa.
Não combate o coronavírus
É importante ressaltar que a vacina é apenas para a prevenção da gripe e não tem relação alguma com o coronavírus.
Conforme a Resolução nº 2.735, de 2 de outubro de 2019 da ANVISA, a vacina influenza trivalente que é utilizada na campanha tem a seguinte composição:
A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09
A/Souh Australia/34/2019 (H3N2)
B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)
O motivo dos idosos estarem neste primeiro grupo é exatamente para que sejam imunizados contra gripe para evitar problemas respiratórios, que no caso de contrair o coronavírus, poderia agravar a situação do paciente.
Anos anteriores
Em São Bento do Sul, durante o período da campanha no ano de 2019 foram aplicadas 16.678 doses da vacina, atingindo somente 80,96% da meta. Já em 2018, foi atingido 90,20% da meta de vacinação.