21 de fevereiro. Esta é a data oficial da conclusão dos trabalhos de implantação da rede coletora de esgoto das sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento, que ocorreu no trecho a rua Jorge Lacerda, em frente a Prefeitura.
A obra foi iniciada no dia 23 de julho de 2018, e tinha o prazo contratual de conclusão de 18 meses, ou seja, até 23 de janeiro de 2020.
O contrato para a realização desta obra histórica para o saneamento básico no município foi realizado com a empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda, executora da obra, Restelo Construções e Consultoria Ltda, como fiscalizadora e gerenciadora da obra, e ainda com a empresa Painel Consultoria e Pesquisas, responsável pelo trabalho sócio-ambiental iniciado antes do início das obras, e que ainda prosseguirá trabalhando a conscientização das pessoas beneficiadas pela implantação da rede de esgoto.
Com a conclusão em menos de 30 dias após o prazo inicial contratado, a Administração Municipal e o Samae comemoraram o excelente desempenho de todos os envolvidos.
Conforme comentou o presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom, a parceria foi a chave para o sucesso da obra.
"Em primeiro lugar deve-se destacar a parceria importante entre o Samae em todos seus departamentos com as secretarias de Planejamento de Obras da Prefeitura. Como o sucesso da obra dependeu muito de planejamento, esse planejamento não foi só do Samae. Essa parceria foi entre Samae e Prefeitura. Além disso, o Detru foi uma peça importantíssima dentro de toda a obra, pois o sucesso de estar acontecendo as coisas da forma correta deve-se também ao Detru pela contribuição na organização do trânsito em meio as obras", disse.
Fridolino também ressaltou o apoio do comércio, pois conforme lembrou, os lojistas sofreram com poeira em seus estabelecimentos durante as obras. "Destaco também o apoio do CDL, desde as nossas primeiras conversas, pois todo o comércio central foi atingido pela obra e contamos com a compreensão da grande maioria dos lojistas durante o período", comentou.
E sobre o prazo de conclusão, o presidente do Samae destacou que referente a conclusão da obra é importante ressaltar alguns pontos positivos como o prazo de execução, que foi excepcional para uma obra desse porte.
Para Fridolino o planejamento merece amplo destaque, pois muito antes da licitação o Samae e Prefeitura já estavam trabalhando no planejamento de todo o processo da obra para que transcorresse dentro do que era pretendido.
"As três empresas que executaram o trabalho merecem destaque, pois trabalharam em harmonia, em conjunto com os moradores e com a sociedade. Todos os envolvidos trabalharam muito bem e os problemas que surgiram no caminho foram resolvidos. Para uma obra desse porte, de tamanha importância para a saúde no município, chegar à sua conclusão desta fora, só nos deixa muito felizes, pois a soma dos esforços e da competência de todos os envolvidos é que fez chegarmos neste ponto", concluiu Fridolino.
O diretor técnico do Samae, Luis Sergio Ferreira, destacou que este é um projeto grande para São Bento do Sul, destacando que são duas sub-bacias atendidas em bairros grandes e populosos.
Luis ainda destacou os números, com 44 km de rede coletora implantada, 2041 ligações, mais de 2km de linha de recalque (emissários), 11 elevatórias mais 3 elevatórias pequenas para alterações de projeto com o objetivo de atender grupos de casas em algumas áreas pelos bairros.
"Agora só falta a conclusão da parte elétrica com a instalação dos 11 painéis que a Dalba estará realizando nos próximos dias. Foram muitos desafios, pavimentações, mais de 17 mil metros quadrados de calçadas ainda em andamento, enfim, foram muitos desafios, mas destaco que os profissionais da equipe da diretoria técnica envolvida foram excelentes, e a parceria entre Samae, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e Detru foi excepcional e contribuiu diretamente para o sucesso desta grande obra", disse.
Luis ainda destacou que junto com a obra o Samae ainda realizou modernizações no setor de abastecimento de água, o que trouxe pavimentação asfáltica para várias ruas.
"São Bento ganha com isso, a população ganha e o saneamento também", finalizou o diretor técnico do Samae.
O secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, destacou detalhes como competência e parceria para o sucesso desta obra.
"Eu acredito que o sucesso dessa obra seja em primeiro lugar pela grande competência e capacidade do Samae em gerenciar a obra. Em segundo que nunca houve uma parceria tão grande entre Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e o Samae, seja nas ações de planejamento da obra, seja nos desvios e orientações do trânsito, no planejamento destes desvios, planejamento destas ações avisando a comunidade com antecedência, acompanhamento e fiscalização das obras, resoluções imediatas nos problemas que surgiam no transcorrer dos trabalhos, e na grande parceria na elaboração do projeto", disse.
Quanto aos transtornos passageiros que ocorreram, como em qualquer obra, Schuves ainda destacou: "Eu sei que a comunidade sentiu com as obras, mas tivemos que desfazer calçadas e abrir valas para poder deixar a nossa cidade bonita, e está ficando bonita! E deverá até o final do mês de julho ser entregue para a comunidade uma cidade requalificada e com acessibilidade em todas as suas esquinas nas vias do anel central viário. É uma grande alegria podermos participar de uma obra de sucesso e que trará grandes benefícios para toda a população" concluiu o secretário.
O prefeito Magno Bollmann, que acompanhou de perto o andamento da implantação da rede de esgoto, das pavimentações e das calçadas também comemorou o sucesso da obra.
Sobre o prazo de execução da obra Magno disse que "o pequeno atraso para a conclusão da obra é visto como perfeitamente normal em função dos grandes desafios que a obra nos causou, ficamos muito satisfeitos com o prazo pois trata-se de uma grande obra de 44 km de extensão, e há de se destacar que não houve ninguém que tivesse coragem de iniciar uma obra dessas no centro da cidade, e nós tivemos em princípio coragem para fazer isto", disse.
O prefeito ainda destacou que "o sucesso nessa obra desde o início foi a perfeita parceria entre Prefeitura e o Samae que é o órgão que hoje cuida da água, do esgoto sanitário e dos resíduos sólidos na cidade".
Magno ainda lembrou que para cada R$1 investidos em esgoto temos uma economia de R$ 4,00 em tratamento na saúde.
Ao final, o prefeito destacou que "tenho certeza que daqui para frente seremos considerados um município que tem uma das maiores redes de tratamento de esgoto implantada dentre os municípios o estado de Santa Catarina. Parabéns povo de São Bento, parabéns empresas envolvidas, Samae, Prefeitura, e equipe técnica envolvida", disse.
44 quilômetros de desafios
Ao longo destes 19 meses de trabalhos, as dificuldades foram muitas.
Foram trechos de escavações que ultrapassaram os 5 metros de profundidade. Foram períodos de chuvas, as dificuldades em trechos de escavações que encontraram rochas, diversas tubulações de redes de água, elétrica, telefonia e de gás, e ainda os trechos considerados críticos pela localização, pelo trânsito, pela movimentação de pessoas, e ainda pelos obstáculos como as antigas galerias pluviais subterrâneas.
Mas todos estes desafios não impediram a conclusão da implantação dos 44 quilômetros de rede que atenderão 2.041 ligações.
Esta grande obra abrange a região das sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento, que geograficamente engloba a área central do município, trechos até a rua Augusto Wunderwald no Progresso, bairros 25 de Julho, Schramm, Rio Negro e arredores do centro.
As ruas contempladas no projeto de saneamento básico das sub-bacias 1 e 2 foram as seguintes:
Avenida Nereu Ramos
Estrada Rio Negro
Rua 23 de Setembro
Rua 25 De Julho
Rua Adolfo Dreveck
Rua Adolfo Giese
Rua Adolfo Weber Senior
Rua Afonso Hussmann
Rua Afonso Keil
Rua Alberto Treml
Rua Alexandre Buhnemann
Rua Alexandrre Frankenberger
Rua Alfredo Habowsky
Rua Alfredo Klimmek
Rua Alfredo Zipperer
Rua Altair Vicente Sagaz
Rua Álvaro Guerreiro Kruger
Rua Álvaro Guerreiro Kruger
Rua André Zipperer
Rua Antonio Beckert
Rua Antonio Beckert
Rua Augusto Klimmek
Rua Augusto Klimmek
Rua Áustria
Rua Barão do Rio Branco
Rua Benjamin Constant
Rua Cap. Ernesto Nunes
Rua Cap. Osmar Romão da Silva
Rua Carlos Kiem
Rua Cedro
Rua Curt Wachholz
Rua Darci Vidal Teixeira
Rua das Acácias
Rua das Neves
Rua Do Expedicionário
Rua Dr. Antônio Afonso Figueiredo
Rua Edmundo Endler
Rua Edson Noriller
Rua Eduardo Virmond
Rua Ehrald Pfeiffer
Rua Elizabeth Bayerl
Rua Elizabeth Stelter
Rua Eno Wiggers
Rua Erhardt Bollmann
Rua Erico Bollmann
Rua Ernesto Beckert
Rua Ernesto Bollmann
Rua Ernesto Fendrich
Rua Ernesto V. Dos Santos
Rua Estevão Buschle
Rua Felipe Schmidt
Rua Felipe Schmidt
Rua Felix Hussmann
Rua Félix Hussmann
Rua Fernando Gruber
Rua Francisco Engel
Rua Francisco Kobs
Rua Frieda Pscheidt
Rua Gerhard Ziesche
Rua Germano Brand
Rua Gilberto Dreveck da Maia
Rua Gregório Woehl
Rua Guilherme Berckert
Rua Guilherme Bollmann
Rua Guilherme Bollmann
Rua Gustavo Katzer
Rua Gustavo Keil
Rua Helena Frankenberger
Rua Henrique Schwarz
Rua Herbert Hummelgen
Rua Hermann Kock
Rua Ivan P. Zschoerper
Rua João Beckert
Rua João Duffeck
Rua João Hoffmann
Rua João Lobermeyer
Rua Jorge Hubl
Rua Jorge Lacerda
Rua Jorge Zipperer
Rua José Bayerl
Rua José Cordeiro
Rua Jose Fendrich
Rua José Liebel
Rua Lauro Muller
Rua Leonidas Sergio Hantschel
Rua Leonides Tascheck
Rua Leopoldo Ohde
Rua Lindolfo Hastreiter
Rua Lothario Schereiner
Rua Lourenço Pemg
Rua Luiz Bollmann
Rua Luiz Kautnick
Rua Marechal Floriano
Rua Margarida Muhlbauer
Rua Max Weber
Rua Nestor Virmond
Rua Noaldo Ernesto Weber
Rua Oscar Juvêncio Borges
Rua Otto Zschoerper
Rua Padre Fidelis Tomelin
Rua Padre Henrique Muller
Rua Paulo Fendrich
Rua Paulo Muller
Rua Paulo Parucker
Rua Paulo Tascheck
Rua Prof. Egon Hussmann
Rua Professor Egon Hussmann
Rua Rodolfo Klaumann
Rua Romualdo Quint
Rua Ronaldo Zschoerper
Rua Sandro E. Pscheidt
Rua Schramm
Rua Silvio Antonio Pscheidt
Rua Teresa Schreiner
Rua Thomaz Vidal Teixeira
Rua Tirol
Rua Udo Lutz
Rua Vigando Kock
Rua Visconde de Taunay
Rua Wolfgang Ammon
Rual Luiz Bork
Travessa Castro Alves
Travessa Champagnat
Travessa José Zipperer
Travessa Rupp Jr.
Travessa Theodoro Koch