Na última quinta-feira, 27, encerrou-se a "Operação Viagem Segura", 2019/2020, realizada na área de abrangência do 23ºBPM.
Em São Bento do Sul a Operação é realizada a mais de dez anos e tem por objetivo dar maior segurança e tranquilidade aos São Bentenses que viajam durante esse período e, com isso, conquistou a simpatia da população.
As rondas são realizadas pelo menos uma vez ao dia durante todo o período de ausência do morador. Os Militares, em cada visita preventiva, verificavam as condições de segurança da residência, por meio de análise das portas, grades e janelas. Não havendo qualquer alteração, um formulário é preenchido, sendo depositada uma cópia desse documento na caixa de correspondência do morador.
A operação é divulgada na mídia local, tem grande aceitação na comunidade e não possui nenhum custo para as pessoas cadastradas, fazendo com que a procura aumente a cada ano.
Nesta edição, o início ocorreu no dia 20 de dezembro de 2019 e seu término em 26 de fevereiro de 2020. Contou com o cadastramento de aproximadamente 160 residências. Importante frisar que as residências vizinhas também foram beneficiadas com a Operação Viagem Segura, mesmo que indiretamente, já que nas visitas das residências cadastradas, as casas vizinhas também eram observadas. O objetivo foi de garantir a tranquilidade e segurança
de todos os moradores próximos. Nenhuma dessas residências ou vizinhança foram alvo de ações criminosas durante a operação.
No panorama geral de São Bento do Sul, também houve significativa redução do número de furtos, roubos e arrombamentos no período de realização da operação “Viagem Segura”.