Nesta segunda-feira (10) inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para pessoas entre 6 meses e 49 anos de idade. A campanha encerra no dia 13 de março e é seletiva, ou seja, somente receberá a vacina quem não tiver tomado a dose. Por este motivo, não haverá meta de vacinação.
Para crianças de 6 meses a 11 meses é dada a dose zero. Entre 1 ano a 29 anos é necessário ter duas doses da vacina (no caso das crianças recebem com 1 ano uma dose de VTV e com 1 ano e 3 meses a tetraviral) e a população de 30 a 49 anos uma dose contra o Sarampo. Lembrando que quem já tem essas doses não necessita tomar novamente.
A vacina será ofertada em todas as Unidades de Saúde de São Bento do Sul e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. Caso a pessoa não tenha certeza se foi vacinado, compareça a uma sala de vacinação para receber a dose.
O Dia D de Vacinação em São Bento do Sul será 15 de fevereiro, quando as Unidades de Saúde ficarão abertas das 8 às 17 horas. Também neste dia haverá vacinação contra a febre amarela e atualização da carteirinha de vacinação.
Em Santa Catarina – Segundo dados da Dive-SC, o Estado de Santa Catarina teve 319 casos de sarampo entre 2019 e 2020, até 25 de janeiro. No estado, 39 municípios registraram casos da doença. A maioria dos pacientes tem entre 15 e 39 anos.
Joinville tem registrado 138 casos de sarampo, Florianópolis 46 casos, Concórdia 18 casos, Porto União 15 casos e Jaraguá do Sul, com 14 casos.
São Bento do Sul realiza a vacinação contra o Sarampo para a população de 6 meses a 49 anos devido ao surgimento no ano passado, de seis casos positivos para sarampo importados (se contaminaram fora do município).
Desde então, o município já vacinou 12.882 pessoas (ano de 2019 até 6 de fevereiro de 2020).
O que é - Sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte.
A doença é transmitida de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. Os sintomas são febre alta, coriza, tosse, olhos avermelhados e manchas vermelhas. A única maneira de evitar o Sarampo é a vacina.