Ação integra o prêmio de Inovação e Boas Práticas de Saúde
Na última sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Negrinho realizou o 2º Workshop: Saindo dos Muros do Prêmio Inovação e Boas Práticas de Saúde, onde servidores das unidades apresentaram projetos em busca dessa melhoria. O evento aconteceu das 8h às 17h, no auditório do Centro de Excelência.
A Secretaria de Saúde tem a proposta de incentivar os profissionais, as equipes, a comunidade e as escolas a se unirem e trabalharem na parte de promoção e prevenção à saúde, não apenas com a questão curativa e o atendimento individual. E com o objetivo de apresentar projetos que possam dar mais qualidade de vida à pacientes e agilizar as práticas e o atendimento.
Um dos projetos foi o de “tecnologia assistiva, inserida no contexto da terapia ocupacional” apresentado por Daniela Pscheidt. O trabalho mostra que, com materiais baratos e criatividade é possível melhorar a vida das pessoas. “Eu pude mostrar um pouquinho como funciona, principalmente a questão das adaptações, de órteses, para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”, explica. Daniela acredita que trabalhar em prol do ser humano e dos pacientes é o maior objetivo e o maior ganho que pode ter. “Então o prêmio fica em segundo plano, porque a gente tem que trabalhar, realmente, pela população”, afirma ela.
Neste ano, a unidade de Saúde Quitandinha apresentou o trabalho “estreitando laços entre a unidade de saúde e escola”, onde fizeram algumas atividades do programa de saúde na escola. “Eram doze atividades, nós conseguimos fazer dez. Nem todas eram obrigatórias, mas conseguimos cumpir com dez atividades”, explica a enfermeira Taliana de Castro. “Foi um prazer fazer essas atividades com a escola, porque a gente teve uma interação muito boa e teve resultados muito bons”, conclui.
Para a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso, essa troca de experiência entre as unidades de Saúde, e a busca por formas inovadoras de prestar um atendimento de qualidade à comunidade, são fundamentais. “Do nosso workshop saem excelentes ideias, que podemos replicar para outras unidades, e que colocam Rio Negrinho em referência”, ressalta ela.
Projetos apresentados:
Projeto Ferramentas educativas para Promoção do Autocuidado em pacientes com Diabetes Tipo II - Apresentação:Luciana Vesoloski
Projeto Estreitando Laços entre Unidade de Saúde e Escola - Apresentação:Talyane Dento Dall Agnol de Castro
Projeto A utilização da Tecnologia Assistiva na Atuação da Terapia Ocupacional - Apresentação:Daniela Pscheidt Behr
Projeto As intervenções Multiprofissionais do NASF na Atenção Básica - Apresentação:Alexandre Rigoni
Projeto Piloto Agenda Amarela - Apresentação: Fernanda de Almeida Alexi Santos e Juliana Schoeffel
Projeto Alfabetização para usuários do CAPS I – Nova Estação de Rio Negrinho - Apresentação:Juliana Cassol Basto
Projeto O bebê Nasceu e Agora? - Apresentação:Fernanda Almeida Alexi Santos, Paula Ribeiro A.A.Moreira
Projeto Grupo de Artesanato - Apresentação:Letícia Linzmayer
Projeto Qualidade de Vida em Pacientes que utilizam Prótese de Baixo Custo após perda de Dentes Incisivos - Apresentação: Luiz FernandoTurino
Projeto Saúde em Vista - Apresentação:Caroline Colombo
Projeto Encontro das Comadres - Apresentação:Talyane Dento Dall Agnol de Castro
Projeto Dedo Verde - Apresentação:Beatriz Mroginski
Projeto Reciclar é bom, mas diminuir a Quantidade de resíduos no Planeta é ainda melhor - Apresentação:Juliana Huttl Fonseca