O final de semana foi marcante para o turismo regional que envolve os quatro municípios do Consórcio Intermunicipal Quiriri (Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul) e que integram a marca Destinos do Quiriri.
O Consórcio Intermunicipal Quiriri e a Univille de São Bento do Sul, que abriu suas portas durante todo o final de semana, realizaram o 1º Hackathon Destinos do Quiriri, evento que foi marcado pela participação de 11 equipes, reunindo 43 jovens que trabalharam de sexta a domingo para criar soluções inovadoras com o objetivo de fortalecer o turismo regional.
O Hackathon contou com a participação de diversos profissionais que atuaram como mentores das equipes, realizaram workshops, e circularam em meio ao desenvolvimento dos trabalhos.
Ao final da maratona, 3 jurados avaliaram todas as 11 apresentações das equipes e elegeram os 3 melhores trabalhos, que serão premiados durante o evento Turismo em Pauta Destinos do Quiriri, que ocorrerá na noite do próximo dia 30, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, e que marcará o lançamento oficial da Marca Destinos do Quiriri.
Aliás, sobre este evento as inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas diretamente através do link https://www.sympla.com.br/turismo-em-pauta-destinos-do-quiriri__594684
Turismo Regional
O Hackathon Destinos do Quiriri ao reunir 11 equipes proporcionou uma imersão no tema turismo regional, abrindo novos horizontes aos 43 participantes das 11 equipes.
Conforme comentou a diretora de turismo de São Bento do Sul Luiza da Silva, "nós percebemos ao longo do Hackathon que no primeiro momento o tema era muito novo e percebemos o quanto as pessoas não sabem dos atrativos turísticos da nossa região. Considero que este evento foi um marco histórico, pois em um curto espaço de tempo fizemos com que 43 pessoas interagissem e mergulhassem no tema, promovendo muito a visão sobre o turismo regional", disse Luiza comemorando a realização do Hackathon.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Adelino Denk, que foi um dos mentores das equipes durante o Hackathon e destacou a oportunidade que todos os jovens participantes tiveram ao longo da maratona. Segundo Adelino, "o Hackathon promoveu uma imersão para os participantes e proporcionou muito conhecimento, visão, empreendedorismo e inovação. O desafio foi além de se criar um projeto inovador. O fato de que as equipes tinham que apresentar seu projeto em 5 minutos cronometrados desafiou ainda mais o potencial dos participantes", destacou Adelino.
Para o prefeito Magno Bollmann, que prestigiou o evento, "todos estão realmente de parabéns. Tudo foi muito bem organizado pelo Consórcio e pela Univille. Este evento é uma oportunidade inédita para concretizar aquilo que estamos trabalhando desde 2017: o fortalecimento do turismo regional e o engajamento dos quatro municípios do Consórcio para trabalhar em prol do turismo, uma vez que temos aqui uma das regiões mais ricas em belezas naturais e oportunidades de negócios turísticos de todo o estado e do país", disse o prefeito.
Quem também acompanhou todo o evento, foi o presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, prefeito do município de Rio Negrinho Julio Ronconi.
Conforme destacou, o Hackathon é um evento que surgiu da vontade dos quatro municípios somada ao interesse da Univille em realizar um evento tecnológico. “Esse Hackathon nasceu de um projeto dos quatro municípios, e se uniu ao projeto da Universidade em realizar um evento como esse. Por meio do Plano Regional de Turismo surgiu essa ideia de fazer um evento voltado à questão tecnológica no turismo”, ressaltou Julio.
Para ele, foi fantástico ver 11 equipes e 43 pessoas pensando em projetos para a região. “Temos muitas ideias, que facilitem a vida das pessoas. E o Hackathon tinha esse objetivo: alinhar essa vontade de querer melhorar a vida das pessoas, ao mesmo tempo que ajuda no desenvolvimento regional das quatro cidades que integram o Consórcio Quiriri”, destacou Julio, reforçando que a ideia é que outros eventos como este sejam realizados.
Hackathon 2020
Para o próximo ano a segunda edição do Hackathon já está sendo planejada. Conforme comentou Luiza da Silva, "o evento será muito especial e muito diferente desta primeira edição. Os participantes realmente irão se surpreender", disse.