Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Profissionais da educação infantil trabalham na proposta curricular do município

Quinta, 03 de outubro de 2019

 

 

Esta quarta-feira foi especial para os 511 professores e atendentes dos centros de educação infantil do município.

 

O dia de parada pedagógica é de muito trabalho, pois os profissionais estiveram reunidos nas unidades escolares para trabalharem em mais uma etapa da construção da proposta curricular do município.

 

Este trabalho aliás iniciou no ano de 2018, e quando for concluído apresentará um currículo de ensino para o município embasado na teoria pedagógica e metodologias de ensino aplicadas.

 

Como o número de profissionais envolvidos é muito grande, mais de 500 pessoas, a equipe da Secretaria de Educação dividiu a programação para duas turmas, 261 profissionais pela manhã estiveram no auditório cedido pela Univille, parceira da Secretaria de Educação, e outros 251 profissionais estiveram nas unidades trabalhando a proposta curricular do município.

 

No período da tarde as posições se inverteram, e foi a vez da outra turma de profissionais conhecer os encantamentos da "Fada Lilá", personagem criada pela palestrante especialista Kellem Cristiane Girardi Krause, que apresentou a metodologia de ensinamento com contos e tratou do tema "resiliência".

 

Conforme comentou a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido na abertura do evento logo cedo, "nós estamos em um momento muito especial. É uma alegria recebê-las aqui. Trabalhar com a educação infantil é uma energia especial, e por isso hoje teremos um trabalho muito especial com a fada Lilá, que nos apresentará três reinos onde a nossa forma de agir faz toda a diferença", disse.

 

Escuta especializada

O segundo momento dos trabalhos realizados no auditório da Univille contou com uma apresentação realizada pelos assistentes sociais do Fórum Isabel Bittencourt e Tiago Iraton da Silva que abordaram o tema "escuta especializada".

 

Conforme Rosemari, "esta escuta especializada envolve a criança, adolescente ou jovem que sofreu alguma violência. Este tema já foi trabalhado com

professores de educação física e já obteve resultados positivos. Quando há uma revelação de que a criança sofreu alguma violência nós torcemos para que não seja verdade, mas não nos cabe dizer se é ou não verdade. Temos que identificar este fato e repassar a informação para os profissionais competentes", resumiu Rosemari.

 

Nutrição e primeiros socorros

Enquanto a parada pedagógica ocorria no auditório da Univille e nas unidades de ensino, as profissionais auxiliares de serviços dos centros de educação infantis reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação para participarem de uma capacitação que abordou o temas "Guia alimentar para a população brasileira", abordado pela nutricionista Maristela Kotovicz; e teoria e prática de primeiros socorros, com simulações inclusive apresentadas pelo sargento Carvalho do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul e pelo bombeiro voluntário Marcos, também de São Bento do Sul.

 

Na ocasião a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido destacou a importância para os profissionais da educação em obter conhecimentos sobre a segurança dos alunos. Rosemari finalizou agradecendo o apoio do Corpo de Bombeiros e Bombeiros Voluntários que sempre apóiam e participam das atividades com a Educação.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA