|
|
São Paulo, SP, 30 de setembro de 2019 - No mundo, mais de 1 milhão de pessoas tiram a própria vida a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, uma morte a cada 40 segundos em todo mundo, onde apenas 38 países possuem estratégias de prevenção ao suicídio. O cenário nacional não é diferente. Todos os dias, 32 brasileiros morrem por suicídio. Em 2018, foram 11 mil vidas perdidas. Segundo o Ministério da Saúde, os números também revelam que o suicídio aumentou 20% nos últimos cinco anos entre jovens de 15 a 19 anos. Essa já é a quarta causa mais frequente de morte entre jovens no país. Para ajudar na prevenção de suicídios e reduzir esses números, a agência Africa e a Bizsys criaram o Algoritmo da Vida, uma solução que identifica palavras, expressões e frases que indicam sintomas de depressão em postagens públicas no Twitter. Isso é possível porque pessoas com depressão repetem um determinado grupo de palavras com mais frequência – a "gramática da depressão" – como indicam estudos de especialistas em saúde mental*. A iniciativa, que já analisou mais de 34 milhões de tweets, conta agora com apoio tecnológico da SAP e da Amazon Web Services (AWS). Como funciona, passo a passo
A Tecnologia Desenvolvido pela agência Africa e pela Bizsys, o Algoritmo da Vida passa a contar com tecnologias da SAP Brasil e da AWS, que se unem à causa para contribuir com a melhoria contínua da ferramenta, por meio do apoio de times técnicos de analistas de dados e engenheiros de solução em nuvem. Com o SAP HANA Cloud, o algoritmo será refinado por especialistas da SAP, buscando melhorias da base de dados e implementação de inteligência analítica – capaz de identificar mudança de comportamento nos perfis monitorados e sinalizando ações necessárias. Toda a plataforma do Algoritmo da Vida rodará no ambiente de nuvem da AWS e será replicado na SAP, que oferece escalabilidade, estabilidade e segurança para os dados. A companhia também escalará profissionais do seu time de arquitetos de soluções para trabalhar no desenvolvimento da aplicação. “Somos uma companhia que tem obsessão pelos clientes e colocar toda nossa história de inovação em nuvem a serviço do bem-estar das pessoas, estejam elas onde estiverem, é uma forma de dar um sentido maior a esse, que é nosso primeiro princípio de liderança”, comenta Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil. Luciana Coen, diretora de CSR e Comunicação na SAP Brasil, acredita que iniciativas como essa possuem forte impacto para identificar vulnerabilidades emocionais e ajudar para que as pessoas tenham acesso a serviços de apoio. “A tecnologia tem a capacidade de escalar a solução de problemas, podendo atingir mais pessoas. O Algoritmo da Vida é um projeto que abraçamos e que acreditamos que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, diz. Para a Africa, além do conhecimento técnico disponibilizado pela SAP e AWS, a parceria agrega uma visão analítica, baseada em dados, que vai permitir o controle total da ferramenta, além do diagnóstico em tempo real do quadro de perfis monitorados – que podem ser incluídos em uma base de dados para ações de suporte à sociedade em projetos de saúde pública, educação e combate à prevenção “O Algoritmo da Vida nasceu a partir de uma ideia da agência que agora alcança uma nova escala. Esse sempre foi um dos nossos objetivos, desde o início do projeto. Então é gratificante tirar do papel essa nova parceria e ver as áreas de comunicação e tecnologia unindo forças para gerar cada vez mais impacto positivo”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa. * Referências:
Sobre a SAP |