Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Desfile do Schützenbaum acontece sábado levando alegria ao centro da cidade

Segunda, 30 de setembro de 2019

A 31ª Schützenfest será lançada oficialmente na manhã desse sábado, dia 5 de outubro, com o tradicional desfile do Schützenbaum. O evento, que seria realizado dia 14 de setembro, mas teve que ser adiado em função do mau tempo, deve envolver cerca de 400 pessoas, entre integrantes das sociedades, grupos folclóricos e da comissão organizadora da Schützen.
A alegria de anunciar a festa mais tradicional de Jaraguá do Sul passará pela Avenida Getúlio Vargas, partindo do prédio da Diretoria de Cultura (antiga Estação Ferroviária), e o Calçadão da Marechal até a Praça Ângelo Piazera, onde será feito o “plantio” da “árvore dos atiradores”, a Schützenbaum.
“Junto com ela, plantaremos a esperança de que nós tenhamos este ano, de novo, uma grande Schützenfest entre os dias 7 a 17 de novembro”, reitera o presidente da CCO, Alcides Pavanello.
Cabe ressaltar que o evento é para toda comunidade. “ Podem vir todos juntos, vai ser uma alegria. Teremos três bandas abrilhantando esse evento. Então toda a comunidade, desde já, está convidada a participar. Todos poderão conferir uma amostra do que vai ser a nossa 31ª Schützenfest que, com certeza, vai ser ainda melhor que a do ano passado”, projeta o presidente da CCO.

Novidades na festa deste ano
Além de convidar a comunidade para o lançamento da Schützen, Alcides Pavanello também fala sobre os preparativos que estão sendo feitos na casa da festa, o Parque Municipal de Eventos. “O local foi totalmente forrado, com tipo de material que retém o calor que vem do telhado. Existe agora também uma divisão em vidro onde fica a praça de alimentação e o salão de dança. A ideia é que as pessoas fiquem confortáveis com um som mais agradável. Resumindo, o Pavilhão A, sem sombras de dúvida, estará magnífico”, garante o presidente.
As estruturas da festa, acrescenta Pavanello, também foram aumentadas em relação a 2018. “A estrutura coberta vai aumentar bastante”, adianta. “Além disso, estamos introduzindo entre os pavilhões B e C o que estamos chamando de O Canto da Família. Ali iremos colocar mesas, local de distribuição de chopp, muito brinquedo para a nossa criançada. Um local onde os pais vão poder degustar sua alimentação, tomar seu chopp ao mesmo tempo que suas crianças se divertem à vontade nos brinquedos que serão montados no local”, projeta Alcides Pavanello.

O presidente da CCO da Schützen reitera que sua equipe trabalha desde fevereiro no sentido de trazer algo de melhor e diferente para o evento. “Fazer com que as pessoas tenham mais conforto e, principalmente, fiquem com vontade de sempre voltar à festa”, diz.

Tradição vinda da Baviera 
O Schützenbaum origina-se das Festividades do Mainbaum (árvore de maio) realizadas na Alemanha, mais precisamente na Baviera.
Nessas festas, o tronco de uma arvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões e das religiões e com emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. O primeiro Schützenbaum jaraguaense aconteceu em setembro de 2006. "Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e para uma boa época de verão. Desta forma, procuramos adaptar as festividades do Maibaum para as festividades da Schützenfest e criamos o Schützenbaum, a árvore dos atiradores", descreve a historiadora Silvia Kitta.
Para Sílvia "o desfile e as festividades de instalação do Schützenbaum, simbolizam o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização de todos os que dela participam."



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA