O 1º Festival de Violão é uma realização da Associação de Bandas de Jaraguá do Sul (Abajas) e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Vai reunir seis grandes nomes do violão no Brasil e tem entrada gratuita para as três noites de show. O organizador do evento, Enéias Raasch, explicou durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira que o objetivo é mostrar talentos, fomentar a boa música por meio de violão e voz e despertar novos talentos na área. “Já estamos planejando a 2ª edição do Festival de Violão. Queremos que alunos dos nossos workshops deste ano estejam no palco apresentando músicas no ano que vem. Esse é um sonho nosso”, adianta. De acordo com pesquisa feita pela organização do evento, o Brasil promove apenas de 12 a 15 festivais de violão em todo o País.
A secretária de Cultura, Natália Lúcia Petry, explica que a ideia é fazer do festival de violão parte da programação de aniversário da cidade no ano que vem. “Jaraguá já realiza o Femusc (música erudita), o Fescine (cinema), o Festival de Corais e agora o Festival de Violão, popularizando cada vez mais a arte e a cultura para Jaraguá do Sul”, declara Natália.
Os workshops do 1º Festival de Violão (ver programação abaixo) serão direcionados a estudantes de violão com níveis iniciante e intermediário. O aluno precisa levar o instrumento e pagar uma taxa de R$ 20. Se for de fora de Jaraguá, R$ 35. Já os shows com os violeiros Daniel Sá, Ricardo Pauletti e Marco Pereira, além de violonistas convidados, são bancados pela Secretaria de Cultura e gratuitos para todos os interessados. Haverá serviço de bar e cozinha no Espaço Buena Eventos.
Na programação desta sexta-feira, a partir das 19h30 no Buena Eventos, no Centro, se apresenta Daniel Sá. Músico gaúcho, conhecido como guitarrista, arranjador e diretor musical do acordeonista Renato Borghetti. Antes de Daniel subir ao palco, o jaraguaense Sérgio Leone se apresenta com seu violão e a influência do choro que faz parte de sua carreira. Daniel terá em seu repertório músicas conhecidas do público, como Toada, Sapato Velho e Samba do Avião, assim como composições próprias. Uma das mais conhecidas é Vitória.
Confira a programação completa
Sexta – 2/819h30 – Abertura e show de Sérgio Leone20h – 21h20 - Show com Daniel Sá
Sábado – 3/89h30 – 11h30 – Aula de ritmos com Darlon Souza13h – 15h30 – Aula de harmonia com Marco Pereira16h – 17h30 – Práticas em conjunto com Ricardo Pauleti20h – 21h20 – Show com Ricardo Pauleti
Domingo – 4/89h30 – 11h30 – Práticas em grupo13h30 – 17h30 – Práticas em grupo19h30 – 20h50 – Show com Marco Pereira