Hoje, quinta-feira, dia 1º, tem início a Semana Mundial do Aleitamento Materno - SMAM, ação esta que se estenderá até o dia 7 e que neste ano tem como tema "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”.
Para marcar a data e fortalecer a campanha a Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde e dos ESF's dos bairros está promovendo diversos eventos alusivos à campanha.
A abertura da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno ocorreu no auditório do CVS - Centro de Vigilância à Saúde, com a realização de uma palestra voltada às mamães que estão amamentando. Na ocasião, o evento também foi marcado pelo primeiro mamaço de São Bento do Sul, onde todas as mamães presentes puderam amamentar seus bebês durante a programação.
A palestra foi conduzida pela médica ginecologista e obstetra Dra. Caroline Lopes Casagrande e também pela consultora em amamentação Kecia Katzer Amaral.
O secretário de Saúde Manuel Rodrigues Del Olmo destacou que este primeiro mamaço de São Bento do Sul é muito importante. “A amamentação passa anticorpos que nós necessitaremos a vida inteira. Isto explica porque crianças não amamentadas tem vinte vezes mais chances de contrair doenças. Se a natureza fez desta forma é porque deu certo. Se nós mamamos é porque precisamos, e benditas as mães que nos permitem mamar e ter uma vida saudável. Nunca tenham receio de amamentar em público porque isso é algo fantástico que vocês fazem para a vida de seus filhos”, disse.
Caroline iniciou dizendo que é muito importante para as mamães focarem no que é certo e no que é mito quando o tema amamentação é tratado. A médica também ressaltou que "São Bento do Sul acolhe muito bem as mães que amamentam seus filhos em locais públicos, a população daqui é receptiva a esta condição", comentou.
"Dar de mamar é difícil, é abnegar de outras coisas para estar ali com seu filho, mas é um ato muito importante para o vínculo da mãe com o bebê, para a proximidade entre mãe e filho", completou Caroline.
Ao longo da palestra Caroline e Kecia abordaram temas como "como se preparar?", repassando informações acerca da preparação para amamentar, higienização do seio, produção do leite durante a gestação, e a questão da dor durante a amamentação, dos problema que podem ocorrer como sensibilidade do bico do seio, rachaduras e ferimentos.
Aliás, estes problemas foram abordados também durante a apresentação do tema "Pega correta", que é justamente a forma correta de o bebê pegar o seio da mãe, sem causar ferimentos ou desconforto.
Pega correta
A pega correta consiste em posicionar corretamente a boca do bebê no bico do seio da mãe porque amamentar não deve causar dor.
As dicas são para estimular o bebê a abrir bem sua boca, assim a mãe pode segurar o seio e colocar o bico na boca do bebê.
O bebê deve estar com os lábios bem abertos ao mamar, com a boca de peixinho como dizem. As bochechas ficarão cheias, pois o bebê sugará o leite e depois engolirá, e o nariz deve estar livre para que ele possa respirar confortavelmente durante a amamentação.
Outro tema que foi abordado e que também pode contribuir para o desconforto na amamentação é a utilização de bicos artificiais, o que causa a confusão de bicos no bebê.
Uma das consequências ao utilizar um bico artificial, como por exemplo o bico de silicone (ou bico intermediário) no seio, é que para mamar com este bico o bebê necessita fazer mais força para sugar, fato este que poderá causar ferimento e desconforto ao seio da mãe quando este bebê mamar posteriormente sem o bico de silicone.
As alternativas apresentadas para evitar este tipo de situação foram a utilização de copos, como um copo pequeno comum (como o copo de cachaça), ou uma colher dosadora (utilizada para mingau), ou um copo com bico rígido, sem a válvula.
Após a palestra um sorteio de brindes foi realizado e todos participaram de um coffee break.
Programação
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica à Saúde Elisabeth Maria Nardelli de Oliveira, a programação incluirá as seguintes unidades:
25 de julho e Rio Vermelho Estação - iniciaram nesta quarta-feira, dia 31;
Lençol e ESF 3 Centenário - na sexta-feira, dia 2;
ESF 4 Centenário - dia 19;
ESF 5 Cruzeiro - dia 6;
ESF 7 Alpino - dia 13;
ESF 6 Cruzeiro - dia 6; e
ESF 12 mato Preto - dia 26.
Conforme Elisabeth, a importância da amamentação é sempre frisada nas unidades de saúde durante o acompanhamento pré-natal das gestantes. “Mas como especialmente no mês de agosto se trabalha o Agosto Dourado e a ações do Ministério da Saúde, foi realizado o mamaço para se lembrar dessa importância”, finalizou.
SMAM
A ação é um movimento estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 1992, em defesa da amamentação. Sua criação teve como foco promover a “Declaração de Innocenti”, de 1990, estabelecendo metas pelo direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade.