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A jornada do cliente e a importância do encantamento do início ao fim

Matheus Vieira Campos, coordenador regional da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte (AMCHAM-BH)

Sábado, 27 de julho de 2019

Em uma era de alta conectividade e informações instantâneas, a compra de produtos está a alguns toques. Assim como o poder do consumidor de se manifestar publicamente sobre um produto ou serviço. Diante disso, o cuidado com a jornada do cliente é essencial.

Uma pesquisa realizada pela Neoassist, empresa de atendimento ao cliente no mercadoconfirma issoO levantamento mostra que sete em cada dez brasileiros pagariam mais caro por um produto para ter um atendimento melhor. E que 74% das empresas acreditam que os problemas relatados por consumidores aumentaram no último ano.

É por isso que, cada vez mais, não basta apenas oferecer um produto com qualidade e preço acessível para garantir a venda, o foco na satisfação do consumidor, do início ao fim, é fundamental. Mas como saber a maneira ideal de agir? Qual o momento certo de abordar? Quais informações devem ser passadas? E o pós-venda, como fazer?

Para responder a essas questões é importante pensar em todo o trajeto que um cliente faz ao comprar. Antes de decidir por um produto, o consumidor pesquisa sobre ele, busca por sinais que indiquem que a empresa escolhida é a melhor. Esses indícios não estão apenas no produto em si, mas no cuidado da marca em cada ponto, na expectativa de um atendimento e entrega diferenciados. Ao garantir esses aspectos, o possível comprador se sente seguro para fechar o negócio.

Porém, a jornada não termina no momento da compra. É preciso nutrir o relacionamento estabelecido e garantir que a experiência seja positiva, para conquistar, de vez, a confiança do cliente. A Disney é exemplo de como a atenção aos detalhes no percurso funciona. Para a companhia, a pessoa deve vivenciar uma experiência mágica em seus parques e nada pode atrapalhar. Para evitar, por exemplo, problemas quando os clientes estão indo embora, a Disney elaborou um mapa do estacionamento, no qual um funcionário anota a localização de todos os carros que chegam ao complexo e sempre que um visitante se perde, ele encontra o veículo e transporta as pessoas com um carrinho elétrico até o local estacionado. A empresa ainda treina colaboradores para saberem como criar uma conexão com os clientes, sempre respondendo de maneira lúdica e assertiva.

Pensar a jornada do cliente envolve oferecer mais do que o esperado, investir em detalhes e atentar para questões que estão além. O Nubank fez isso, surpreendeu um cliente com um “kit cinema”, após cancelar, rapidamente, a pedido dele, compras sucessivas de entradas para um filme, feita pela empresa que vendida ingressos, por problemas em seu sistema. Além de resolver um problema que não estava diretamente ligado a ele, o Nubank enviou uma carta escrita à mão pela atendente que cuidou do caso, encantando o consumidor, que logo propagou o fato em suas redes.

Cada cliente tem uma relação diferente com a marca e percorre uma jornada única, mas os profissionais que buscam diferenciar suas marcas devem fazer mais do que conhecer os interesses dos consumidores e se comunicar em uma variedade de meios. Eles devem ser capazes de encantar e proporcionar uma experiência satisfatória em cada etapa da compra.

E você, o que pode fazer para tornar a experiência do seu cliente mágica?



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