Entre os dias 10 e 13 de julho, cerca de 800 pessoas cruzaram o estado de Santa Catarina superando desafios e registrando emoções. Os são-bentenses foram campeões nas categorias Graduados, Turismo e Turismo Iniciante
Terminou neste sábado (13), o 11º Transcatarina – um dos maiores ralis de regularidade do País e, que a cada edição, consegue se superar. O evento começou na última terça-feira (09), em Fraiburgo (SC), quando a secretaria foi aberta e recepcionou os integrantes dos 193 veículos inscritos nas categorias de competição (Máster, Graduado, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e de passeio (Passeio Radical e Adventure). O percurso passou por mais de 15 munícipios catarinenses, com pernoites em Caçador e Rio Negrinho. A festa da chegada foi em Blumenau, na Vila Germânica e teve o barulho dos motores como repertório.
Os são-bentenses arrasaram! Eles venceram três das cinco categorias de competição do Transcatarina 2019. A dupla Patrick Adriano Celeski e Gunnar Dums conquistou o primeiro lugar pela Graduados. Na Turismo, os campões foram o piloto Luis Henrique Redlich e o navegador Marco Rodrigo Redlich e, na Turismo Iniciante, quem ocupou o lugar mais alto do pódio foram Osmar Fleischmann e seu filho Vitor Fleischmann. “Felicidade vencer junto do meu pai, é uma sensação maravilhosa”, destacou Vitor. “Graças ao meu filho estamos aqui. Ele foi fundamental em todo o processo e tem apenas 13 anos. É um orgulho que não cabe no peito”, apontou Osmar.
Outros representantes de São Bento do Sul que marcaram presença no Transcatarina foram: Wivalde Jonas Liebl e Adimar Diego Mühlbauer (na 12ª posição), Orli Ademir Katzer e Gustavo Henrique Katzer (em 18º lugar), ambos pela Graduados. Na Turismo, Denilson Bonfati e Leandro José Machado (sétima colocação) e Leandro Pereira de Miranda e Andrey Wagner Beiger (16ª posição).
Durante os cerca de 800 quilômetros percorridos, pilotos e navegadores enfrentaram diversos tipos de obstáculos e encontraram etapas diferenciadas e, com um toque especial das médias de velocidade mais altas! Isso, tornou o formato do Transcatarina ainda mais técnico, exigindo muita (mas muita mesmo), habilidade e rapidez de raciocínio na pilotagem e na navegação.
Os terrenos também foram bem variados, entre chão batido, com pedras e cascalho, piso liso e com barro, areia e a travessia de rio, e muito mais. Do Meio Oeste e Vale do Contestado, à medida que o Transcatarina avançava rumo ao Vale Europeu, o cenário e as características da prova se transformavam: pomares de maçã, fazendas de plantações de pinus e eucaliptos; todos os dias foram lotados de referência (muitas escondidas) e médias de velocidade justas.
“Foi um dos Transcatarina mais intensos e gratificantes da história. Foram dois meses e meio de preparação, com 5.500 tulipas (desenhos de referências do caminho a ser seguido). Percorremos muitas fazendas (inéditas, inclusive). Todos os participantes deram um show e foram fundamentais na construção de mais esse capítulo”, declarou o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa.
*O resultado completo está disponível em www.transcatarina.com.br
O 11º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar.
Apoio de SFI Chips, Grupo Gratt, Concessionária Trilha SC, FD Stands Displays, RH Brasil – Recursos Humanos, Orangesun – Energia Renovável, Posto Maçã, Lave Bem Lavanderia, Barbieri Painéis, Guinchos Fixxar, Hotel Kindermann, Mamute Off-Road, Vipal Rede Autorizada, Cervejaria Holzbier, RFX Pneus, Prefeitura Municipal de Blumenau, Prefeitura Municipal de Fraiburgo e Prefeitura Municipal de Caçador
Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing