"Vá e aprenda o que esta palavra de Deus significa: eu gosto mais da misericórdia do que das ofertas. Porque não vim chamar os justos, mas os pecadores " (Mt 9,13)
O Senhor sentou-se com os pecadores e comeu com os coletores de impostos. O Senhor está conosco, ele está em nosso meio, porque somos pecadores. O Senhor veio para resgatar nossa humanidade pecadora.
Se fôssemos justos, não precisaríamos do Senhor, mas precisamos Dele, porque não somos justos, e a grande injustiça é que não reconhecemos nossas próprias injustiças, nossos próprios pecados. O fato é que estamos qualificando a humanidade em grandes e pequenos pecadores, e estamos ignorando a verdade objetiva, clara e direta, porque temos muitos pecados. Precisamos tratar esses pecados com misericórdia e bálsamo divinos.
Às vezes, começamos a notar, em nossa pele, algumas rugas e erupções cutâneas, mas não damos a devida importância, apenas quando havia algo sério com o qual nos importamos no cuidado. Nós fazemos a mesma coisa também com o pecado. Acreditamos que nossos pecados são menores, mas são pecados e para todos eles temos um remédio, e esse remédio é a misericórdia divina.
Perdemos muito tempo a julgar o pecado dos outros, e talvez o que nós julgar e condenar está mais perto da misericórdia divina, porque esta descoberta contrição, arrependimento e não encontramos, porque só ele se arrepender, que reconhece o mal, o pecado que você cometeu na vida.
Precisamos aprender que não é porque temos uma vida sacrificial, que são os sacrifícios que nos salvam. O que nos salva é a misericórdia de Jesus por nós e nossa misericórdia pelos outros. Como Ele teve misericórdia de mim e tem misericórdia de nós, não podemos querer ser outra coisa, porque, mas, vamos ser como os fariseus, porque os fariseus estavam julgando, pensando mal de Jesus, porque nosso professor come com publicanos e pecadores .
Somos professores no julgamento, somos especialistas em condenar a vida dos outros, o comportamento dos outros. Estamos sempre julgando, condenando e conhecendo muito pouco a nós mesmos.
Quem sabe realmente o que vem dentro de sua alma, de dentro e imerso no fundo pecaminosa em nós, não julgar ou condenar ninguém, pelo contrário, imerso em seu próprio pecado, sua alma tão cheio de fraquezas em a divina misericórdia e a mesma misericórdia para muitos corações necessitados de perdão, do encontro redentor e salvador de Jesus.
Deus te abençoe!