Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Segurança Hídrica no Brasil é debatida no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental

Sábado, 29 de junho de 2019

 

 

O II Fórum Brasil de Gestão Ambiental 2019 que ocorreu de 26 à 28 de junho, em Campinas (SP), foi reconhecido pelo Ministério de Meio Ambiente como o mais ousado e importante evento da área ambiental para o momento. O evento foi organizado pela ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.

Durante o Fórum, ocorreram exposições de produtos, além de apresentações com temas de reciclagem, reaproveitamento de materiais, cooperativismo, estações de tratamento, carros elétricos, serviços especializados em distintos setores ambientais, entre outros.

 

Segurança Hídrica no Brasil

O prefeito Magno Bollmann, participou como palestrante e debate em mesa, convidado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade, intermediado pela Fundação Grupo O Boticário.

O tema centralizador ocorreu no auditório “Amoreira III” e tratou da Segurança Hídrica no Brasil. Foram feitas apresentações conceituais de inspiração acadêmica, com ilustrações da problemática dos impactos sobre as mudanças climáticas e suas consequências já mensuradas.

Na sequência o presidente da ANAMMA, Rogério Menezes, prefeito Magno e o ex-secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal André Lima, apresentaram as formas de práticas ambientais que contornam a problemática apresentada anteriormente. Todas as apresentações foram marcadas pelo Pagamento por Serviços Ambientais, tendo o prefeito Magno com a apresentação adicional sobre o Consórcio Intermunicipal Quiriri.

O início de sua apresentação ficou alinhada com a necessidade de “Pensar Global e Agir Local”, slogan da ECO 92 sustentada na Rio + 20, quando também em 2012 teve participação com o modelo de “PSA Produtor de Água do Rio Vermelho”. O modelo de consorciamento foi bastante aclamado e referenciado durante o debate, justamente porque entre os conceitos dos fundamentos está evidente um controle administrativo da bacia hidrográfica como unidade de planejamento, evitando os limites territoriais, e significando um avanço de gestão ambiental que envolve soluções que por vezes estão no município vizinho.

 

PSA

O PSA de São Bento foi detalhado no debate, sendo o primeiro do Estado e com 9 anos em atividade, chegando num estágio de efeito multiplicador, para outros municípios. Neste ano o PSA amplia seu horizonte de atuação em São Bento do Sul, com a implantação do PSA Rio Banhados e PSA Rio Negrinho II, envolvendo inicialmente as áreas prioritárias, conforme estudo realizado pela Fundação Grupo Boticário, e executado pela Aquaflora.

Conforme o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, Marcelo Hubel, o evento foi uma oportunidade muito interessante de acompanhar o que está acontecendo em nível acadêmico e aplicação prática com resultados compensadores. “Foi um momento de agregar conhecimento e vivenciar a execução pelo poder público. Os espaços apresentavam a concentração das pessoas que estão mais voltadas para as questões de gestão ambiental do Brasil, com sinergias que entusiasmam e asseguram a direção correta das atividades desenvolvidas em São Bento. Como percebemos na receptividade e elogios de pessoas como Mario Mantovani da Fundação SOS Mata Atlântica, e outros grandes nomes que se despertaram entre as discussões que rondavam o tema da ‘Gestão Ambiental’. Num evento deste porte existem muitos contatos, trocas de experiências e um ganho considerável que fortalece a atividade do cotidiano, focando numa visão de futuro para o bem da sociedade”, concluiu.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA