Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos quanto as cobranças indevidas enviadas pelos Correios ou por e-mail. O alerta é em relação a abertura de empresa no MEI. Alguns sites que não são o oficial, cobram para fazer o cadastro.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, o cadastro é realizado de forma gratuita. Porém, existem sites que oferecem o serviço para cadastro de MEI e após o pedido, enviam boleto de cobrança para poder finalizar o processo. “Pedimos para que as pessoas fiquem atentas quanto a esse tipo de situação, pois não é necessário pagar para obter o cadastro de MEI”, comentou.
Na internet, existe o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). O empreendedor deve observar o domínio do site em que está acessando para fornecimento dos dados necessários para realizar o cadastro.Muitos sites oferecem o cadastro, porém, não possuem “.gov.br” e sim, apenas “.com.br”.
Após o cadastro, a formalização do MEI é feita gratuitamente na Sala do Empreendedor, anexa sala da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bento do Sul. Mais informações pelo telefone 3631-6176.
Para ter acesso a todos os benefícios da formalização, o empreendedor deve pagar, sempre no dia 20 de cada mês, o boleto de contribuição mensal, chamado de Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) - que é um recurso destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ISS.