Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Crianças aprendem receitas tradicionais das famílias

Sexta, 24 de maio de 2019

 

 

Sabe aquela receita deliciosa preparada pela mãe ou pela avó? Para que ela não caia no esquecimento, a Secretaria Municipal de Educação idealizou o Projeto Pequeno Cozinheiro. Nele, alunos do maternal ao 9º ano de 18 unidades municipais conhecem e aprendem, na prática, a fazer as receitas. E tudo é acompanhado de perto pelas “donas” das saborosas lembranças.

Coordenado pelas nutricionistas Liliane Grein Beuther e Maristela Kotovicz, o Projeto Pequeno Cozinheiro chega neste ano a sua terceira edição e tem como objetivo resgatar receitas elaboradas por pais e avós, e colocando à mesa o resultado de uma alimentação saudável para as crianças. “Nossa ideia é resgatar uma receita que é considerada especial e que tem alguma história para as famílias dos alunos participantes. Essas receitas de família que em muitos casos ficam esquecidas”, disse Liliane.

O projeto é dividido em etapas. No começo do ano, as receitas foram enviadas pelas famílias, apresentadas pelos alunos e selecionadas. Um dos quesitos para a seleção é o resgate histórico que ela possui para a família. Neste ano, 36 receitas foram escolhidas para serem desenvolvidas na segunda etapa do projeto.

Esta nova fase iniciou na quarta-feira (24), com a primeira aula prática. Os pequenos do Centro de Educação Infantil Municipal Amor Perfeito puderam fazer a receita da avó de um dos alunos, a senhora Romilda Cavalheiro de Almeida. “A minha avó me ensinou a fazer essa rosquinha quando eu tinha 13 anos. Ela deu a receita e a gente gostava muito. Naquela época ela já ensinava que a farinha de trigo não era para comer muito. E esta receita vai farinha de biju, ovos caipiras e banha de porco. Naquela época ela colocava um pouco de araruta, que eles mesmo faziam com mandioca”, contou.

Segundo ela, após a massa pronta, a rosquinha era assada no forno a lenha, de tijolo, no lado de fora da casa. “Era uma delícia. Quando eu casei fiquei com vontade de fazer a rosquinha. Fiz, deu certo e a família gostava. Foi então que passei a receita para a minha filha, que hoje é a mãe do meu netinho que estuda aqui”, comentou.

A filha da dona Romilda é Aline Glória de Almeida. Ela conta que se interessou na receita também após se casar, quando queria que os filhos provassem. “Ainda estou em fase de treinamento. Não consigo fazer igual às da minha mãe, mas já fica parecido. Quando foi proposto aqui na escola para que as famílias que tivessem alguma receita tradicional, que não contivesse muitos conservantes, bem natural, já me veio na cabeça essa rosquinha da vovó”, disse.

Mãe e filha então foram à unidade escolar para ensinar a receita aos alunos. O passo a passo foi acompanhado pelas crianças com muita empolgação. No final, todos puderam saborear a receita que aprenderam.

Livro - Após as aulas práticas as receitas serão publicadas no livro do Projeto "Pequeno Cozinheiro". O material será entregue para as famílias participantes.

As escolas que aderiram a esta edição são: CEIM Amor Perfeito, CEIM Nosso Mundo, CEIM Algodão Doce, CEIM Pequenos Passos, CEIM Peter Pan, CEIM Pica Pau, CEIM Raio de Sol, CEIM Tico e Teco, PEM Abelhinha Feliz, EBM Prefeito Antônio Treml, PEM Criança Feliz, EBM Professor Carlos Doetsch, EBM Baselisse Carvalho Ramos Virmond, EBM Emílio Engel, CEIM Pastor Adolf Prinz, EBM Garibaldina Silveira Fuginaga, EBM Alfredo Diener e CEIM Estrela Guia.

Viviane de Vargas Miranda



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA