Autor de mais de 50 livros infantis e infantojuvenis, o escritor Leo Cunha está de volta a Joinville, na Feira do Livro, para fazer uma pergunta importante: "Quem acha que não faz poesia"? O escritor é o convidado do dia 13 de junho e estará, às 10h, no Teatro Juarez Machado, e às 15h no palco principal do Expocentro Edmundo Doubrawa. A programação é gratuita.
A poesia é uma temática que ronda a obra do escritor, que já organizou coletâneas teóricas sobre o assunto. “Poesia para crianças – conceitos, tendência e práticas”, fez parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola e foi considerado o melhor livro teórico do ano, pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). "Cantigamente", livro de poesias para crianças, também recebeu a mesma indicação. "'A poesia é um segredo que a gente conta ao poeta'.Gosto dessa frase. Ela tem a ver com o modo como eu vejo a poesia. Devemos estar sempre atentos ao que acontece ao nosso redor, para captar imagens, frases, ideias poéticas."
Com uma prateleira cheia de prêmios, como o Jabuti, o João-de-Barro, o Nestlé e o da Biblioteca Nacional, Leo Cunha é reconhecido por suas obras ricas e bem ilustradas. Algumas delas, como “Dedé e os Tubarões” e “Castelos, Princesas e Babás”, possuem registros autobiográficos inspirados em seus filhos. Outras, como “Um dia, um rio”, retratam temas contemporâneos, como o desastre ecológico da cidade de Mariana (MG), em 2015. Por ser mineiro, o autor não poupa referências à região.
Considerado um dos nomes mais fortes da literatura infantojuvenil, o escritor já participou de feiras literárias pelo mundo, como a de Bolonha, na Itália, no ano passado, onde apresentou o livro “Só de brincadeira”, com ilustrações de Anna Cunha.
A Feira do Livro de Joinville ocorre de 7 a 16 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa e no Teatro Juarez Machado. Este ano, o evento busca fortalecer os laços entre o Brasil e Portugal, em uma programação que conta com escritores dos dois países.