Florianópolis - O deputado estadual Silvio Dreveck (PP) parabenizou a iniciativa do município de São Bento do Sul em fazer pagamentos aos proprietários que se comprometam em preservar e recuperar áreas próximas ao rio Vermelho, principal fonte de abastecimento da cidade.
Esta é a primeira vez que um programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA – é implantado em Santa Catarina. O “Produtor de Água do Rio Vermelho” é uma cooperação da prefeitura municipal com a Fundação Grupo Boticário e foi lançado oficialmente no dia 5.
O programa destina anuamente aos proprietários das margens do rio valores entre R$ 336,24 e R$ 3.028,52. O benefício varia de acordo com uma avaliação técnica da propriedade.
Neste momento, 11 proprietários já foram beneficiados e outros 49 estão na lista para futuros pagamentos. As inscrições podem ser renovadas a cada ano passando por uma reavaliação. “Com certeza esta iniciativa trará benefícios para toda a nossa população e esperamos que outros municípios implantem programas semelhantes.”, afirmou o deputado Silvio.