Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Capacitação para as cozinheiras

Segunda, 29 de abril de 2019

 

Clique para ampliar
 

A Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Alimentação Escolar, promoveu no dia 24, um momento de formação continuada para 32 profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar, como cozinheiras.

A pauta do evento contemplou diversas atividades, como apresentação da missão, visão, valores, lema e logo do Setor de Alimentação Escolar do município; palestra de motivação com a nutricionista e coach Liliane Grein Beuther; resolução nº 26 de 2013, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que trata das diretrizes para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, dos requisitos nutricionais, das restrições quanto ao consumo de doces e guloseimas no espaço escolar e da importância da escola na construção de um hábito alimentar saudável.

No período vespertino foram trabalhados os seguintes assuntos: atualização das orientações do Manual de Alimentação, da Sociedade Brasileira de Pediatria; videoconferência com o Chefe Internacional Rafael Beuther, que diretamente de São Paulo, ministrou uma aula por vídeo-chamada, sobre o uso de ervas e temperos frescos como substitutos do sal em preparações do cardápio dos bebês menores de 1 ano e apresentação de práticas exitosas por cozinheiras de duas unidades educacionais.

As primeiras profissionais a apresentarem foram Cleide Isabel Suchy Olescowe e Nilza Nascimento, do CEIM Neide de Fátima Lobermayer, que falaram sobre a aplicação do mel, alimento que tem baixa aceitação pelas crianças, na preparação de um bolo.

Na sequência, a cozinheira Maria Clarice Kozoris Kibichen, do CEIM Peter Pan, que falou sobre a sua experiência de aproveitamento de bananas muito maduras e da farinha de aveia, pouco consumida em outras preparações, em uma receita de bolo criada por ela e que não leva açúcar.

No final da tarde, as participantes fizeram uma avaliação do evento, onde destacaram a importância dos temas abordados e o aprendizado obtido no dia de formação.

A secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido agradeceu o trabalho de cada cozinheira e destacou que esta é mais uma etapa de formação profissional, preparada com muito empenho, pois além de tratar das informações técnicas, é também um momento de troca de saberes e desafios sobre o cotidiano profissional, visando a melhoria na qualidade da alimentação.

Destacou ainda que a capacitação para as cozinheiras é muito importante, pois além do preparo de uma alimentação que atenda as necessidades nutricionais dos estudantes, é fundamental oportunizar a aquisição de hábitos alimentares saudáveis.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA