Porto União - Aconteceu no dia 02 de junho de 2011 importante reunião entre 12 chefes de executivo planaltino - Bela Vistado Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.
Na ocasião foram tratados diversos assuntos sobre o desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense e também sobre a possibilidade de filiação dos municípiosde São Bento do Sul e Rio Negrinho a AMPLANORTE.
Atualmente estes municípios fazem parte da microrregião da AMUNESC com sede em Joinville. O Prefeito Magno Bollmann manifestou grande interesse em somar junto com os Prefeitos da AMPLANORTE.
" Temos aqui uma grande afinidade regional, não queremos mais falar sobre peixe e camarã". Existe uma forte pressão de algumas entidades de São Bento como a Câmara Municipal de Vereadores e Associação Comercial. Agora tomaremos as medidas legais para efetivar nossa vinda para a AMPLANORTE em Mafra.
Também foi positiva a manifestação do Prefeito de Rio Negrinho, Sr. Osni José Schroeder, pois não identidade com aquela região, a discussão fica focada no entorno de Joinville, isso só nos enfraquece, não há mais espaço para isso, queremos fortalecer a região e somar com nossos municípios, com a nossa realidade.
Jango Herbst (Mafra) , Leoberto Weinert(Canoinhas), Renato Stasiak(Porto União), Israel Kiem(Major Vieira), Helio Cesar Wendt( Itaiópolis), Adelmo Alberti(B.Vista do Toldo) e Wanderlei Lezan(Irineópolis), parabenizaram os dois novos companheiros de luta pelo Planalto Norte, pela coragem de se desligarem da região litorânea que esta crescendo de uma forma acentuada, diferentemente da nossa região.
Nas palavras de Weinert - teremos condições de reunir as duas SDR´s, poderemos discutir aquilo que mais nos interessa neste momento que o desenvolvimento econômico da região. O Estado tem uma dívida com o Planalto Norte, pois na década de 70 e 80 abastecíamos boa parte do Estado, eramos maior do que Joinville, precisamos retomar o caminho do crescimento.
Renato Stasiak como anfitrião e um dos responsáveis pela unificação da antiga AMURC e AMPLA, também se manifestou muito contente com a possibilidade de unificação de todo Planalto Norte. Temos que falar a mesma lingua. Algumas questões podem ser tratadas de forma individual mas muitas precisamos discutir em bloco e Rio Negrinho e São Bento do Sul somando a nós,conseguiremos fazer com que o Governo Estadual e Federal olhem nossa região com mais respeito.
O Presidente da AMPLANORTE - Prefeito Municipal de Três Barras - Eloi José Quege, esta muito feliz com os encaminhamentos,pois quer o fotalecimentos da Associção dos Municípios, política e técnicamente.
Com a vinda deste dois municípios Quege determinou a Secretaria Executiva que articule a criação de uma forte estrutura de captação de recursos junto ao Governo Federal, pois o grosso da fatia esta lá e temos que estar preparados para isto.
Esta previsto ainda para este ano a inauguração das novas instalações da AMPLANORTE, num ambiente de 550,00m2, muito bem localizado no centro de Mafra, terá uma sede digna da representatividade do Planalto Norte. Esta previsto uma parceria para sediar ainda no mesmo local a Associação dos Vereadores do Planalto Norte, rescem criada e ainda uma sub-sede da Agência Reguladora de Saneamento - ARIS.
Quege ainda parabenizou Jango Herbst e apontou como o grande responsável pelo andamento desta importante obra que será uma das mais belas Associações de Municípios do Estado de Santa Catarina, além é claro de ser uma das mais fortes.