São Bento do Sul foi um dos quatro municípios do País (os outros foram Curitiba e Maringá, no Paraná, e Limoeiro em Pernambuco) a conquistarem a ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, que passou de I para II.
Na prática, o número de procedimentos realizados mensalmente passa de 255 para 350, beneficiando a população da área de abrangência do CEO II de São Bento do Sul, que além do próprio município, também atende Rio Negrinho e Campo Alegre.
Segundo Marcelo Nenevê, responsável técnico da Coordenação de Saúde Bucal e do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, esta conquista deixou a todos muito felizes. “Não esperávamos que o processo para nossa homologação fosse tão rápido. Agora vamos adaptar nossa estrutura física para melhorar ainda mais o atendimento aos nossos usuários”, disse.
Para o secretário de Saúde, Manuel Del Olmo, a conquista do CEO tipo II é muito importante, porque, inicialmente é uma exclusividade. “Se temos mais de 5500 municípios no país e somente quatro conseguiram esta habilitação que é muito difícil, então é uma exclusividade. E é difícil de conseguir porque esta habilitação é liberada levando em conta a produtividade. Como houve uma excelente produtividade por parte da nossa equipe, da imensa maioria de nossos odontólogos, então alcançou-se os índices necessários para esta conquista. Claro que teremos que realizar uma pequena reforma no posto de saúde central, pois a área do CEO necessitará ficar isolada do posto de saúde. A estrutura poderá estar no mesmo prédio, mas necessita estar separada do atendimento geral do posto, e já estamos trabalhando para concretizar esta reforma”, explicou.
CEO TIPO II
Junto à Unidade de Saúde Central encontra-se o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, que realiza os procedimentos de periodontia (tratamento da gengiva), de endodontia (tratamento de canal), de cirurgia (extrações de siso e tratamentos cirúrgicos), de estomatologia (biópsias), de odontopediatria (teste da linguinha) e em pacientes com necessidades especiais.
Desde 2007, devido às regras do Ministério da Saúde para habilitação do CEO, este atendimento é realizado para munícipes de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, e na avaliação realizada pelo Ministério da Saúde em 2013, o CEO de São Bento do Sul foi considerado como acima da média.
Com o aumento da demanda registrado ao longo dos anos, foi solicitada a ampliação do CEO tipo I para a modalidade II que mantém as mesmas especialidades mas aumenta o número de procedimentos e necessita de mais um consultório para atendimento.
Em março de 2018 foi feita a solicitação no Conselho Municipal de Saúde, e depois de aprovada nas Comissões Intergestores Regional e Bipartite (CIB e CIR), foi homologada pela Portaria nº 3.559 de 05 de novembro de 2018.
O processo foi muito rápido, tanto que vários municípios brasileiros solicitaram a ampliação, mas apenas quatro municípios foram contemplados: Curitiba e Maringá, no Paraná, Limoeiro em Pernambuco e São Bento do Sul.
Na prática os atendimentos do CEO I para CEO II apresentam a seguinte modificação:
CEO I CEO II
Endodontia 35 60
Periodontia 60 90
Pacientes especiais Odontopediatria 80 110
Cirurgias 80 90
Como funciona?
A porta de entrada do sistema será a Unidade Básica de Saúde, que deverá encaminhar os usuários com atendimento básico realizado. Quando for necessário realizar estes procedimentos que estejam de acordo com os protocolos odontológicos, os usuários do SUS serão encaminhados para o Centro de Especialidades, e depois retornam à Unidade Básica se necessário.
Como existe a necessidade de mais uma sala odontológica, a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo está trabalhando no projeto para que a reforma possa ocorrer no prédio da Unidade Central de Saúde.
Enquanto o novo consultório não é estruturado já foram ampliados os horários de atendimento no CEO para conseguir cumprir as exigências do Ministério da Saúde.
Segundo Nenevê, para isto foram deslocados profissionais para aumentar os atendimentos.
No que se refere aos valores, o município recebia mensalmente do Ministério da Saúde R$ 8.250,00 para gastos com o CEO, e com a habilitação do CEO II os recursos destinados passaram para R$ 11.000,00.
Marcelo comentou que esta verba não cobre os custos, mas auxilia no custeio.
A atual estrutura conta com 06 dentistas, 06 auxiliares de saúde bucal e uma auxiliar de serviços.
Teste da Linguinha
Outra atividade desempenhada no CEO é o teste da linguinha, que é um exame padronizado, que possibilita diagnosticar e indicar tratamento precoce das limitações dos movimentos linguais causados pela língua presa, que podem comprometer as funções exercidas pela mesma, que são: sugar, engolir, mastigar e falar.
Após feito o teste da linguinha, caso seja detectada a língua presa, realiza-se a frenectomia lingual, uma cirurgia simples, que consiste na liberação do freio. É feita por um cirurgião dentista, sem necessidade de internação, e os pais podem permanecer com o bebê durante o procedimento.
Em São Bento do Sul, a avaliação é realizada no Posto de Saúde Central, juntamente com o teste do pezinho e a vacina BCG.
com fotos
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 3631.6148