Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Encenação do Drama do Calvário retornará após 30 anos no morro da Matriz

Quinta, 04 de abril de 2019

 

 

Sem dúvida nenhuma uma das maiores atrações já realizadas em São Bento do Sul ocorreu durante a década de 80, quando o saudoso Arno Fendrich, falecido em 23 de junho de 1994, grande personalidade da cultura de nossa cidade, dirigia e produzia o "Drama do Calvário", encenação da Paixão de Cristo realizada na Colina dos Três Templos, na região central da cidade, ou, morro da Igreja Matriz.

Foram cerca de 15 apresentações realizadas entre os anos de 1975 e 1989, informou Vinícius de Lacerda Fendrich, filho de Arno Fendrich. "Ele realizava normalmente de dois em dois anos a encenação, pulando sempre os anos de eleições. Ele costumava dizer que realizava nos anos brancos", lembrou Vinícius.

A última apresentação, um mega-espetáculo que contou com mais de mil figurantes, ocorreu no ano de 1989, e milhares de pessoas lotaram a área central para assistirem e emocionarem-se com o espetáculo minuciosamente preparado por Arno Fendrich.

Muitas pessoas ainda recordam daquele espetáculo ou das edições anteriores, e lamentam que infelizmente após aquela época a encenação não foi mais realizada.

Mas agora, 30 anos depois, um movimento para a retomada do espetáculo está tomando corpo, e já promete a retomada da encenação do "Drama do Calvário" no próximo ano, em 2020.

Esta informação foi oficializada na tarde desta terça-feira durante uma visita ao morro da igreja que contou com as presenças do prefeito Magno Bollmann, padre Odilo Antonio Leviski, da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, do diretor presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Márcio Brosowsky, e do responsável pela retomada do projeto, Fabio Cesar Weiss.

O prefeito Magno Bollmann, aliás, se mostrou feliz com a ideia. "Estas encenações marcaram época em nossa cidade e era notícia em todo o estado. Será muito bom termos este espetáculo novamente ocorrendo aqui", disse Magno.

 

Mudanças no cenário natural

Para a realização do espetáculo algumas modificações serão necessárias no cenário natural do morro da igreja, pois na década de 80 havia muito menos vegetação, ou seja, basicamente só o tradicional letreiro "São Bento do Sul".

Conforme comentou Márcio Brosowsky, o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente irá realizar o trabalho.

"O letreiro "São Bento do Sul" que integra o cartão postal do município, será tombado pelo patrimônio histórico, mas também passará por uma renovação. Esse letreiro será totalmente retirado, pois se for para podar restarão somente galhadas secas, ele virou muito arbusto. Assim serão feitos os moldes das letras para que tudo possa ser replantado em sua forma original", explicou.

Quanto ao espetáculo para o próximo ano, Brosowsky disse que a Fundação Cultural prestará apoio ao grupo de teatro que está se formando para que no próximo ano o espetáculo aconteça.

 

Preparação para o espetáculo

 

O idealizador do projeto de retomada dos espetáculos do "Drama do Calvário" é

Fabio Cesar Weiss.

Conforme explicou, ele já está há cinco anos planejando a retomada do espetáculo.

"Estamos montando a equipe e tão logo seja feito isso o grupo de teatro será registrado para que possamos buscar patrocínios, mas independente disso, o projeto para encenação do "Drama do Calvário" no próximo ano já está lançado", disse.

Fabio ainda comentou que "já temos contato e apoio de integrantes da época dos espetáculos do senhor Arno Fendrich. Reunimos-nos no último sábado, dia 30, e estamos trabalhando para fortalecer ainda mais o grupo, tanto é que no dia 11 de maio será realizada uma grande reunião entre participantes da época (década de 80) e novos interessados que desejem participar desse grande espetáculo. Acreditamos que em junho iniciem os ensaios em local fechado com o elenco principal,

e início de fevereiro já iniciemos os ensaios no morro", disse.

Fabio também fez questão de registrar o apoio que vem recebendo da família de Arno Fendrich. "Conversei com a dona Vani (viúva) e com o Vinícius (filho) e eles me receberam muito bem e estão apoiando a ideia. Inclusive já nos doaram peças do cenário da época e figurinos", ressaltou.

 

O que esperar do espetáculo

Fabio disse que no próximo ano, em 2020, teremos o espetáculo "Drama do Calvário" no morro da igreja, porém, com algumas diferenças nessa primeira edição.

Conforme explicou, "a primeira apresentação não será um espetáculo completo "porque o cenário onde acontece toda a flagelação e o julgamento não existe mais. O que não vai ocorrer é a cena do enforcamento de Judas, a flagelação de Cristo e o julgamento. O "Drama do Calvário" irá iniciar na grande marcha, onde Cristo irá carregar a cruz e descer pela rampa, irá subir o morro, passará pela crucificação, pela morte de Cristo e o sepultamento na gruta. Aí encerra com a mensagem do padre e toda a celebração retorna para a igreja", explicou.

Para a próxima edição, em 2022, pois se manterá a ideia de realizar a cada dois anos, será acrescentado mais um quadro ao espetáculo, e assim sucessivamente, para que na terceira ou quarta edição a encenação já esteja completa como na época do senhor Arno.

Uma das cenas que Fabio ainda não tem certeza se voltará a ocorrer no futuro é a ascensão de Cristo aos céus. "Não sei se teremos a cena de Cristo subindo aos céus, porque na época havia um cabo de aço entre a gruta e a torre da igreja, e hoje como a igreja é tombada ainda não sabemos se isso seria possível", concluiu Fabio.

Para quem desejar participar ou apoiar o projeto, a reunião com os interessados será realizada no próximo dia 11 de maio, um sábado, após a missa das 19 horas, no Centro Social da Igreja Matriz.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA