Sucesso entre os participantes, a etapa já deixou o “gosto de quero mais”
O Catarinense Rally Regularidade deu a largada para mais um ano de competições. Com cinco etapas previstas, a primeira prova foi realizada neste último sábado (16), em São Bento do Sul (SC). Organizado pela Trecho 1 – em parceria com a Federação Catarinense de Motociclismo e a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina, o evento teve o apoio fundamental do Jeep Clube São Bento do Sul.
O grid contou com 66 veículos, divididos nas categorias Máster, Graduados, Turismo, Turismo Light, Pais e Filhos e Universitários, e ainda, registrou a estreia das categorias UTVs e Quadriciclos. Entre os participantes, estiveram presentes pai e filho são-bentenses, Orli Katzer e Gustavo Katzer, que pela categoria Graduados, conquistaram o primeiro lugar com 5.976 pontos perdidos. “A etapa foi completa. Exigiu dos pilotos, porque estava liso demais, as médias de velocidade apertadas, e também dos navegadores que ‘sofreram’ para acertar o hodômetro e cantar tantas referências próximas. O nível de dificuldade estava alto e a adrenalina a mil”, disse Gustavo que reiterou. “É especial ganhar em casa e com um grid tão forte. Mostra que estamos competitivos e que temos condições de brigar pela taça do campeonato”, completou o navegador.
Outros representantes de São Bento do Sul foram o piloto Carlos Bauer e o navegador Alexandro da Silva, que ficaram em nono lugar na Máster, com 84.061 pontos perdidos.“A expectativa para começar a temporada era grande, estávamos ansiosos para acelerar”, disse Carlos. Pela mesma categoria, o navegador Cristian Mueller (junto do piloto Acyr Hideki Rodrigues da Silva, de Corupá/SC), conquistou o quinto lugar com 3.570 pontos perdidos.
Pela categoria Graduados, a dupla Wivalde Jonas Liebl e Adimar Diego Mühlbauer, terminou em quinto lugar com 15.283 pontos perdidos. O navegador Fernando Torquato, competiu com o piloto Rafael Bochier Cardoso (de Novo Hamburgo/RS), e obteve a 11ª posição, com 537.608 pontos perdidos.
Pela Turismo, o piloto Luis Henrique Redlich e o navegador Marco Rodrigo Redlich, faturaram o segundo lugar, com 8.238 pontos perdidos.
Pela Turismo Light, o piloto Adriel de Lima e a navegadora Bruna Jaensch de Lima, ficam com o quarto lugar (44.920 pontos perdidos). “Foi uma etapa composta praticamente de laços e pegadinhas. Mesmo sendo moradora da cidade, eu estava apreensiva, nunca tinha feito uma prova na Fazenda Katzer, mas sabia da fama e do grau de dificuldade. O Autódromo estava demais, chegou a dar um ‘nó’ na cabeça”, disse Bruna. Em quinto lugar, com 75.717 pontos perdidos, ficou a dupla Diego Biabock e Jailson Weis Kiko. “A etapa de São Bento foi bem técnica, o trecho da Fazenda Katzer estava muito escorregadio, foi difícil manter a média”, disse o piloto Diego. “Essa é a primeira etapa que competimos, tivemos um bom resultado. Mérito do meu navegador”, completou Biabock. O piloto Rudolf Jaensch e a navegadora Debora Jaensch alcançaram a nona colocação, com 184.802 pontos perdidos. A dupla, Luis Moldenhauer e Luis Gustavo Moldenhauer ficaram em 11º lugar, com 798.000 pontos perdidos.
Pela Pais e Filhos, a dupla Osmar Fleischmann e Vitor Fleischmann, comemorou o segundo lugar, com 6.001 pontos perdidos.
Pela categoria Universitários, o piloto Dirceu Cieslinski e navegador Rogério Pauli Jr conquistaram a terceira colocação com 2.096 pontos perdidos. Outra dupla que marcou presença na categoria, foi o piloto João Luis Stal e a filha, Aline Stal e, juntos, ficaram em quinto lugar, com 3.272 pontos perdidos. “A etapa em São Bento foi show, a chuva deixou o solo molhado e deu aquela ‘pitadinha’ a mais na adrenalina dos competidores”, falou o piloto. “Começar a temporada em São Bento, é começar com o ‘pé direito’. A cidade tem tradição 4x4 e é sempre garantia de ótimas provas”, completou Stal.
O roteiro teve 90 quilômetros – com 40 quilômetros de trecho cronometrado –, e começou pelo reflorestamento de pinus da Fazenda Katzer. Devido a chuva, o terreno estava bem liso e com muita lama, e os pilotos suaram para acelerar e manter o veículo na trilha. Os carros derrapavam e espalhavam barro para todos os lados. Já os navegadores, não puderam tirar os olhos do hodômetro, uma vez que situações como essa, pede que o equipamento seja ajustado a todo momento (sem muita aderência com o solo, o pneu gira em falso e o hodômetro precisa ser reposicionado na metragem correta, do contrário, a dupla não consegue encontrar o caminho certo a seguir). Ainda, no entorno da famosa casa de madeira abandonada (símbolo das etapas de rali em São Bento do Sul), os off-roaders tiveram um teste de habilidade e concentração, com balaios e pegadinhas.
E pensa que terminou ali? Não! A planilha direcionou as duplas para o circuito de autocross do Expoama e, depois para o Autódromo Municipal Lourenço Schreiner. Nestes locais, os competidores encararam muitos laços, com inúmeras mudanças de direção em referências bem próximas. Com médias de velocidade justas, pilotos e navegadores tiveram de ser rápidos e habilidosos.
Detalhe que, no Autódromo Municipal Lourenço Schreiner, apesar da proximidade com os demais locais, apresentou chão seco e levantou até poeira com a passagem dos veículos. E este foi um outro desafio, pois o pessoal estava vindo de uma área de solo molhado e tiveram de, rapidamente, fazer uma nova leitura e adotar o estilo de pilotagem mais adequada.
O Catarinense Rally Regularidade ainda traz uma proposta bem diferente. “No final da temporada teremos o sorteio de um jogo de pneus da Cooper Tires, entre todos os competidores que pontuarem em nossas etapas. Essa é uma forma de incentivarmos os participantes a estarem sempre conosco e, ainda, trabalhar a imagem e produto dos patrocinadores para que eles tenham ainda mais alcance e sucesso por meio de nossos eventos”, explicou Rech.
O Campeonato Catarinense de Rally Regularidade tem patrocínio de GS 4x4 Performance, Trilha SC Concessionária Troller, Can-Am, Montreal Powersports, Mega Jet & Boats, Sanáutica, Cooper Tires, DSTRAC Performance 4x4, Gratt Indústrias de Máquinas, A2M Motorsport-Vtrek, Tecnnic Eletrônica Industrial, Imóveis Crédito Real e Multital Factoring.
Apoio: Jeep Clube São Bento e Jeep Clube Florianópolis
Supervisão: FAUESC e FCM