No dia 19 de fevereiro acontece o primeiro seminário do programa de desenvolvimento econômico local (DEL), que é realizado em Rio Negrinho por meio de uma parceria entre Prefeitura, Câmara de Vereadores, e Associação Empresarial (Acirne). Neste dia, serão apresentadas as propostas e projetos elaborados nas câmaras técnicas do DEL.
Atualmente, 30 entidades formam o DEL em Rio Negrinho e além do Conselho Superior, há câmaras técnicas nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Inovação, Agronegócio, e Desburocratização. “Atualmente há mais de 80 pessoas envolvidas somente nas câmaras técnicas, todas atuando de forma voluntária”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Leandro Liberato dos Santos.
Para definir os detalhes do seminário, estiveram reunidos com Leandro nesta semana os empresários Germano Basso, Eliete da Cruz, e o consultor regional da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) Adriano Huebner. Durante o encontro, foi definido que o evento será realizado no dia 19 de fevereiro na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas, e é aberto a toda a comunidade.
O que é
O DEL é um programa que está sendo implantado em Rio Negrinho deste de 2017, com objetivo de colocar a cidade entre os 200 municípios com melhor desempenho no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal até o ano de 2037. Para isso, criou-se um Conselho envolvendo 30 entidades empresariais, civis e públicas locais para coordenar os projetos e trabalhos essenciais para o desenvolvimento do programa.
Atualmente, mais de 80 pessoas voluntárias trabalham para auxiliar o Conselho no desenvolvimento de projetos e ações em diversas áreas específicas, acreditando que é possível criar o futuro que desejamos. “O Seminário do DEL vem com o intuito de apresentar os trabalhos até aqui realizados para a população rio-negrinhense e conectar as pessoas envolvidas neste processo inovador de desenvolver de forma sustentável nossa cidade”, reforça Leandro.