Com o objetivo de dar agilidade aos processos ambientais, visando atender demandas de utilidade pública e interesses sociais, o Instituto de Meio Ambiente – IMA de Canoinhas, tem aproximado o contato com as prefeituras da região. Nesta terça-feira (29), a gerente de Desenvolvimento Ambiental, Francine Nader, esteve em São Bento do Sul para colocar a entidade a disposição do poder público.
A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Magno Bollmann e envolveu também representantes dos municípios de Rio Negrinho e Campo Alegre. Entre as demandas elencadas, documentos de processos ambientais que há anos estão na fila de espera para liberação. Em São Bento do Sul, processos do Contorno Norte, Aterro Sanitário, entre outros.
Francine, que retornou à gerência do Instituto em novembro do ano passado, disse que existem processos que estão “parados” na entidade desde 2006. “Reunimos a equipe e formamos uma força-tarefa, com o objetivo de atender os municípios e dar agilidade aos processos que estão na fila”, disse a gerente, que fez questão de frisar que todas as necessidades devem ser levadas para o IMA.
O prefeito Magno se disse feliz com a notícia, afinal, existia uma grande carência por parte de todas as prefeituras nesse sentido. “Muitos projetos não conseguem ser executados por falta de vontade. E agora, sentimos que as coisas estão prestes a mudar”, disse. “Mas não vamos parar por aqui, temos que, em contrapartida, continuar cobrando e fazendo o melhor para que isso realmente aconteça”, acrescentou o prefeito.
Magno citou ainda o Consórcio Quiriri como um grande aliado nesse processo, pois reúne os quatro municípios da região, sendo que três são atendidos pelo IMA. “Estamos finalizando o processo para o licenciamento ambiental”, disse. Na oportunidade, Prefeitura e Samae entregaram cópias de documentos que precisam de atenção especial do Instituto, os quais serão encaminhados à Florianópolis.
Por fim, ficou agendada uma reunião entre as prefeituras de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, juntamente com entidades empresariais para o dia 25 de fevereiro, às 17h30, no Serra Alta Hotel.
A reunião contou também com a presença do vice-prefeito Marcio Dreveck, prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaskowski, secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel, diretor de Planejamento Rodrigo Matos, chefe de Gabinete Nilva Larsen Holz, diretor-presidente do Samae Fridolino Van Den Boom, vereador Marco Rodrigo Redlich, secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Rio Negrinho Marlete Schroeder.