Já são quase 80 anos de tradição, e boa parte da população não consegue imaginar os meses de janeiro e fevereiro sem as retretas nas noites de quarta-feira no coreto da Praça Getúlio Vargas.
A expectativa sempre fica por conta da colaboração de São Pedro, que como popularmente se diz, as vezes não se entende com São Bento e manda chuva para a retreta.
Mas brincadeiras e ditos populares a parte, a noite desta quarta-feira, abertura da temporada 2019 das retretas, contou com total apoio de São Pedro, e foi muito especial.
O clima agradável levou o público até a praça, aliás, um grande público, pois por todos os lados que se olhava a praça estava cheia, exatamente como se espera nestas ocasiões especiais em que a Banda Treml ocupa o coreto para, sob a batuta do maestro Luis Francisco Kamienski, prestes a completar 40 anos de ingresso na Banda Treml, desde os tempos de adolescência, executar as típicas composições no estilo germânico, fato este que remete os mais antigos a belas recordações da infância, e os mais jovens, a lembrarem das histórias contadas por opas e omas.
Com 105 anos de atividades, a Banda Treml iniciou com as retretas na década de 40, pausando o evento temporariamente durante a segunda guerra mundial, e retomando ao término da guerra para não parar mais este que é o evento mais tradicional da história de nossa cidade e é organizado pela Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural de São Bento do Sul, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contando com o apoio da Secretaria de Obras e da Promosul, que cede os bancos e mesas para acomodar parte do público que lota a praça nestas ocasiões.
Na abertura, o prefeito Magno Bollmann deixou uma mensagem ao público e enfatizou a alegria que a realização das retretas proporciona ao público. Aliás, Magno também é um daqueles cidadãos de nossa cidade que prestigia as retretas desde criança.
Apresentações
A Banda Treml fez bonito e alegrou o público com suas belas apresentações, sempre com a introdução de Márcio Brosowsky, que leva ao público informações da música que será apresentada, fatos históricos, e até mesmo curiosidades.
Uma dessas curiosidades inclusive foi comentada por Márcio ao anunciar a execução da belíssima valsa Tief drin in Böhmerwald, composição esta que traduz-se como Lá no fundo da floresta da Boêmia, e remete a saudade da terra natal sentida pelas pessoas que de lá saíram para viver em outras regiões do planeta, como aqui em São Bento do Sul.
O povo descendente daquela região gostava muito dessa música, e em uma ocasião muito especial durante a excursão da banda Treml pela Europa no ano passado, a banda executou esta valsa na Estação de Bayerisch Eisenstein, exatamente na divisa entre a República Tcheca e Alemanha.
Foi desta estação que muitos de nossos antepassados partiram de trem, iniciando sua viagem rumo a terra que hoje é nossa São Bento do Sul.
E por falar em tradição, é claro que não poderia faltar a tão aguardada chuva de balas, que décadas atrás alegrava a criançada com as balas do Buschle, que deixam saudades até os dias de hoje.
Exatamente às 21:30 horas os integrantes da banda iniciaram a chuva de balas, e a criançada fez a festa em volta do coreto enchendo as mãos e bolsos com os doces disputados pelo chão.
Enfim, a temporada 2019 das Retretas de Verão iniciou muito bem, e a expectativa é que o tempo colabore novamente para que na próxima quarta-feira o público possa desfrutar de mais uma bela noite de retreta na praça.