O abastecimento operacional da rede de distribuição de gás natural no Vale do Itajaí, atingida na manhã do último dia 4 de dezembro por máquinas que trabalhavam na duplicação da BR 470, em Blumenau, foi retomado em menos de doze horas após os reparos da Companhia de Gás de Santa Catarina.
A central de atendimento da SCGÁS recebeu o chamado por volta das 10h. A Gerência de Operações da empresa foi encaminhada para o local da ocorrência, no quilômetro 50 da BR 470, e concluiu o processo de fechamento das válvulas e despressurização da rede pouco antes das 14h, possibilitando a liberação do trânsito na rodovia.
O reparo foi finalizado às 19h15min de terça-feira e o consumo foi retomado a partir das 20h30min, após a conformidade de segurança na capacidade de distribuição. Ás 22h do mesmo dia o consumo já havia sido normalizado em toda a região afetada pelo acidente.
A Companhia de Gás de Santa Catarina conta com uma equipe preparada para atender prontamente ocorrências como a desta terça-feira e ressalta que o gás natural se comporta de forma segura em caso de vazamento. Além de ser menos inflamável do que outros combustíveis, o gás natural é mais leve que o ar e acaba se dispersando rapidamente na atmosfera, reduzindo o risco de incêndio.
Para evitar a danificação da tubulação e a interrupção do abastecimento operacional, a SCGÁS sempre deve ser comunicada antes da execução de obras próximas a rede de distribuição de gás natural. Em caso de emergência, a central de atendimento da empresa deve ser contatada pelo número 0800 48 5050.