Solenidade aconteceu a partir das 8 horas, na Avenida João XXIII, nº 2.011, no Bairro Parque das Américas. Às 8h45, foi abordado o tema “Memorial Chico Xavier – Histórias e Cultura de Uberaba”. Às 9h15, Eurípedes Higino, filho de Chico, falou sobre as histórias e as lembranças do médium. A solenidade foi encerrada com anúncios de investimentos e o descerramento das placas do anfiteatro e do Sítio Histórico e Cultural.
Trata-se de mais um espaço para visitação na cidade de Uberaba. O Memorial, dentro do Geopark, vem fortalecer o segmento do Turismo Religioso, que está intimamente relacionado às manifestações culturais e históricas que compõem a identidade do município. Para os visitantes, é um espaço de acolhimento daqueles que se interessam pela história e memória de vida do médium e da doutrina espírita.
O Memorial Chico Xavier, sob gestão municipal por meio da Fundação Cultural de Uberaba, foi idealizado para desenvolver atividades relacionadas à memória e história do médium, do Patrimônio Cultural do Espiritismo e da cidade de Uberaba. O "Geopark Uberaba” busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade. E, também, apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da Unesco, com o propósito de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade.
Lilian Ladeira, gerente comercial da Rede Nacional Inn, em Uberaba, salienta que “percebemos a importância mundial deste ícone religioso que foi o Chico Xavier. A criação deste espaço torna-se mais um atrativo aos turistas que nos visitam diariamente.” A executiva acrescenta que “os hotéis Golden Park e Dan Inn, de Uberaba, apoiam e difundem com orgulho este empreendimento que, por sua proximidade e relevância, aquecerá ainda mais a ocupação dos nossos hotéis.”