Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mundo SENAI atrai 50 mil pessoas em 60 unidades em Santa Catarina

Quinta, 22 de novembro de 2018

Por Paulo Henrique Gomes

O Mundo SENAI foi criado em 2009 e, desde então, já recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil. O evento oferece possibilidades de formação com foco no setor industrial e o público pode conhecer as unidades da instituição em todo o país, e saber mais sobre as profissões, cursos e instalações das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) através de palestras, minicursos e demonstrações práticas de atividades da rotina da indústria.

ÁUDIO: Acesse a versão desta matéria para rádio

Segundo a Coordenadora de Apoio aos Negócios do SENAI de Santa Catarina, Ivanete Lurdes, o evento é uma oportunidade de aproximar o público do trabalho desenvolvido pelos alunos do SENAI. “Ele é um evento aonde a gente consegue colocar a exposição de projetos, fazer workshops, trazer a comunidade para conhecer e visitar todos esses ambientes de aprendizagem, essas exposições que a gente faz do trabalho dos nossos alunos do SENAI”, afirma.

  

Clique para ampliar
 

Neste ano, em Santa Catarina, o Mundo SENAI aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, em mais de 60 localidades. A exceção foi Joinville, onde o evento ocorreu nos dias 9 e 10. Mais de 50 mil pessoas prestigiaram o evento no estado. Equipes com professores e estudantes do SENAI receberam o público nos laboratórios e contar como as instalações funcionam. Outras equipes foram disponibilizadas para fornecerem orientação profissional e tirar dúvidas do público, como por exemplo o modo como se vestir para uma entrevista de trabalho e elaborar um currículo, por exemplo.

Ivanete Lurdes também destaca a variedade de materiais de acordo com as regiões do estado. Segundo ela, os conteúdos são selecionados de acordo com as características de cada localidade para atender ao público se aproximando da realidade da indústria e população das cidades catarinenses. “O reflexo do evento ele é diferente de uma região para a outra. Mas assim, é porque envolve muito a comunidade. Então é diferente sim. É um outro tipo de público, mas com respostas diferentes até pelas características que a região oferece. Joinville é muito metalmecânica, então eu tenho lá no ‘interiorzinho’ do estado que eu não tenho quase nada de indústria, mas eu faço o Mundo SENAI e mostro outras coisas para essa população”, afirma.

Atividades

A programação nas unidades foi extensa e contou com oficinas de desenho, eletricidade e primeiros socorros, além de visitas guiadas, demonstrações de experiências de química e física, exposições de produções literárias e até workshop de alimentos e desfiles de moda, entre outras atividades. Também foram realizadas apresentações com drones, karts elétricos e robótica. Os fãs de tecnologia puderam conferir o funcionamento de modernos equipamentos da área industrial, além de minicursos nas áreas de eletromecânica, manutenção automotiva e gestão.

A coordenadora de Apoio aos Negócios do SENAI de Santa Catarina, Ivanete Lurdes, destaca a importância das atividades do Mundo SENAI e a relação delas com o mercado de trabalho. “A ideia é de que a gente reforce e mostre para eles durante o período que eles estão dentro das nossas escolas, durante o período de formação dos cursos, principalmente que eles enxerguem o que eles vão encontrar no mercado de trabalho. Quais são os aprendizados, as dificuldades, quais são os desafios que eles vão encontrar para resolver enquanto colaboradores, enquanto funcionários dessas empresas”, defende.

Gabriel Weldt Schroeder tem 17 anos e mora em Jaraguá do Sul. Ele é aluno de Aprendizagem Industrial Mecânico de Ferramentaria há dois anos no SENAI e participou do Mundo SENAI deste ano envolvendo robótica e as técnicas ensinadas na instituição. Segundo ele, o evento é importante para mostrar para o público o trabalho desenvolvido nas unidades do SENAI. “O Mundo SENAI foi muito interessante por demonstrar como o SENAI aplica seus ensinamentos, utilizando laboratórios com recursos avançados em tecnologias inovadoras. Mesmo estudando no SENAI, foi graças ao Mundo SENAI que eu pude perceber como cada curso exerce sua função dentro da instituição”, disse.

SENAI Challenge

A etapa final do SENAI Challenge 2018 mobilizou mais de quatro mil pessoas em Joinville nos dias 9 e 10 de novembro. O evento tem como proposta estimular que os estudantes consolidem sua capacitação enquanto desenvolvem atividades práticas da rotina profissional. Estudantes de diversas partes do estado foram premiados devido ao resultado alcançado nos desafios recebidos em aulas práticas de cursos técnicos e de aprendizagem industrial do SENAI. Como atividades práticas de seus cursos ao longo do ano, eles construíram karts, carros compactos, coleções de moda, robôs, cadeiras de rodas automatizadas, hóquei e games para informática. Em sua terceira edição, o SENAI Challenge envolveu oito cursos técnicos, 35 unidades e mais de 2 mil estudantes e 150 docentes.

SENAI em Santa Catarina

Em Santa Catarina, são mais de 100 mil matrículas realizadas em unidades do SENAI anualmente. De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, 95% das indústrias têm preferência por profissionais do SENAI.

Em todo o país, ao longo de 76 anos, a instituição já formou mais de 73 milhões de trabalhadores. São mais de 450 cursos ofertados, que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos, até a graduação e pós-graduação tecnológica.
 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA