Dengue é perigo iminente
São Bento do Sul está em alerta devido aos riscos de um agravamento nos casos de dengue na cidade. Segundo revelam os dados apresentados pela Secretaria de Saúde na Sala de Situação Contra à Dengue, os focos do mosquito transmissor mais que dobraram no município, em comparação com o ano passado. De 69 focos em 2023, o salto até novembro de 2024 foi para 151 registros.
Conforme explica o assessor de Controle de Vetores e Saúde, Lucas Maia, o município tem constantemente realizado campanhas de conscientização junto à comunidade, com o intuito de alertar para a necessidade de combater a disseminação do Aedes aegypti. “São blitzes educativas, palestras em escolas e empresas, além de ações de prevenção em datas específicas, como no Dia de Finados”, conta Lucas.
Apesar de todos os esforços e investimentos que o departamento recebeu nos últimos anos, com aquisição de veículos, tecnologias e equipamentos, o problema da dengue está atingindo a cidade. “A dengue é um problema nos principais centros urbanos do país, sendo que região vem se tornando cada vez mais proeminente. É uma batalha que todo o estado está enfrentando e que precisamos estar alertas para não sermos surpreendidos”, frisou o assessor.
Dados
Alguns números demonstram a intensidade com que a luta contra a dengue tem sido travada. Foram mais de 20 mil inspeções de armadilhas, 30 mil delimitações de foco, 396 investigações de denúncias e mil inspeções de pontos estratégicos. “Todos os esforços realizados pela equipe de trabalho são para prevenir que a doença atinja fortemente nossa sociedade. Por isso pedimos encarecidamente que cada cidadão mantenha o hábito de vistoriar seu jardim, os arredores de sua casa, e garanta que não há locais com água parada”, pontuou Lucas.
Cuidados
Recolha pneus, latas, garrafas e guarde-as em área coberta.
Mantenha a caixa d’água limpa e fechada.
Limpe e coloque areia nos pratinhos e vasos.
Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.
Lave os potes para comida de animais com escova.
Evite acúmulo de entulhos e sobras de construção.
Mantenha a tampa das lixeiras sempre bem fechadas.
Remova água parada de folhagens.
Retire água acumulada em bandejas externas de geladeiras.
Mantenha os ralos sempre tampados e desentupidos.
Retire água e sujeira de lajes e calhas.
Trate água de piscinas com cloro e limpe-as frequentemente.