O Conselho Municipal de Saneamento Básico esteve reunido para apresentar um balanço das obras de implantação da rede de tratamento de esgoto nas sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento, e o índice de 22,48% do projeto concluído deixou todos os presentes muito satisfeitos. Na reunião, além dos integrantes do conselho, participaram representantes do Samae de São Francisco do Sul e da ARIS - Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento.
As obras iniciaram no mês de julho no bairro Rio Negro, região da sub-bacia 2, e naquele bairro toda a rede já está implantada, faltando somente as estações elevatórias.
No que refere-se à sub-bacia 1, região dos bairros 25 de Julho e Schramm, diversas vias já estão com a rede implantada e os trabalhos prosseguirão ao longo deste mês e do mês de dezembro pelas vias fora da região central, para não prejudicar o trabalho do comércio na época natalina. Já durante o mês de janeiro os trabalhos então serão concentrados na área central.
Durante a reunião o representante da empresa Restelo, fiscalizadora da obra, Josué Dagoberto Ferreira, comentou que os trabalhos estão adiantados e que se o ritmo for mantido, até o mês de outubro tudo poderá estar concluído.
Após a conclusão da implantação da rede de tratamento de esgoto nas sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento o município de São Bento do Sul passará dos atuais 23,82% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto para 32,15% de cobertura.