Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Jaraguá do Sul - Grupo traça metas para o Turismo Religioso

Quarta, 21 de novembro de 2018

 

Clique para ampliar
 Há exatos dois meses após o lançamento do Guia de Atrativos Religiosos, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo e da Diretoria de Turismo, reuniu uma parte dos 30 representantes católicos e luteranos na Igreja Amizade (sede da Paróquia Apóstolo Tiago - IECLB), no bairro Amizade, mais conhecido como “igreja do barco”. Foi o último encontro do ano. A reunião anterior entre os integrantes do Grupo de Turismo Religioso do município foi no dia 28 de agosto.Vale lembrar que a cerimônia ecumênica que marcou o lançamento do Guia de Atrativos, ocorreu na igreja Apóstolo Pedro, na manhã de 14 de setembro. O primeiro lote, que traz as 30 edificações escolhidas a partir de critérios históricos, arquitetônicos e de manifestações religiosas, foi de 20 mil exemplares. Com distribuição dirigida, o impresso foi entregue aos integrantes do Grupo de Turismo Religioso e é disponibilizado em eventos do segmento.O diretor de Turismo, Marcelo Nasato, destaca a importância da entrega do impresso, um marco para uma caminhada que está começando: “Esse Guia é um pequeno passo para demonstrarmos o que temos em Jaraguá do Sul. Temos um longo caminho para o turismo religioso. Precisamos ser ousados, levar para Jaraguá do Sul e aos quatro cantos do Brasil”. 
Calendário natalinoNasato pontuou que na noite de terça-feira (13) aconteceu o acendimento das Luzes de Natal na Praça Ângelo Piazera, parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sugerindo que em 2019 o evento possa ser planejado em conjunto com o Grupo de Turismo Religioso, “conciliando o calendário para somar forças”. Para informar a população em relação às celebrações e eventos relacionados às comemorações natalinas, a Diretoria está reunindo dados e solicitando às comunidades católica e luterana para que informem datas e horários de celebrações litúrgicas, autos de Natal e apresentações de corais para divulgação no site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br) e na página do segmento (https://turismo.jaraguadosul.sc.gov.br/). 
Impresso é enaltecidoNa avaliação do chefe de Desenvolvimento Turístico responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti, a repercussão do Guia de Atrativos Religiosos não poderia ser melhor: “Foi muito bem divulgado e comentado na imprensa regional e estatual”. Giuliano atesta que a mesma reação positiva ele encontrou ao representar o município no Fórum Paranaense de Turismo Religioso, dia 8 de outubro, em Curitiba. Na ocasião, unidades do Guia de Atrativos foram distribuídas aos cerca de 200 participantes do evento, vindos de todo o país. Além do Guia de Atrativos Religiosos, foram entregues outros materiais de divulgação turística da cidade.O pastor Gerson Zschornack, da igreja luterana Redentor (IELB), no Jaraguá 99, garante que o Guia de Atrativos Religiosos recebeu críticas construtivas: “Só aspectos positivos. O folder está sendo distribuído e sempre procuram”. À frente da comunidade São Mateus (IELB), no Água Verde, o pastor Gean Paulo de Oliveira, recordou o depoimento do prefeito Antídio Aleixo Lunelli no lançamento do Guia. “Ele (prefeito Lunelli) destacou sobre a importância do resgate da espiritualidade e religiosidade das famílias, da preservação dos templos e a reverência aos que os construíram, as lutas que tiveram”, observou. Garante que a aceitação do conteúdo do impresso foi unânime. “Todos ficaram muito surpresos com o material”, assegura.Marcelo Martin, representante da capela e gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Amizade, salienta que o Guia de Atrativos demonstra a unidade entre católicos e luteranos, “para que a cidade perceba que trabalham juntos”. O pastor Elpídio Carlos Hellwig da paróquia Cristo Salvador (IECLB) constata que as 30 edificações elencadas surpreendem parte da população que não conhece esses locais de devoção. “Sentem orgulho de que a igreja do bairro está no Guia. É um incentivo para nós mesmos. Precisamos dar um giro por Jaraguá do Sul, circular mais pela cidade”, constata.
Roteiro e caminhada ecumênicaO anfitrião do encontro, o pastor Renato Endlich, entende que o Guia vem em prol de um bem comum. Observa que em Curitiba se trabalha bastante o ecumenismo e sugeriu a adoção de um ônibus com roteiro direcionado especialmente ao segmento. Sobre essa questão, o diretor de Turismo Marcelo Nasato orientou que esse tipo de roteiro necessita da contratação de um guia de turismo credenciado, que precisaria ser capacitado para conduzir os turistas aos templos elencados.A representante da Chiesetta Alpina, Íria Tancon, sugeriu que em 2019, no sábado que antecede o Domingo de Ramos, seja realizada uma caminhada com a participação de católicos e luteranos. Outra sugestão de Íria foi a adesão ao movimento italiano La lunga notte dele chiese (A longa noite das igrejas), que consiste em celebrações e apresentações artístico-culturais, iniciativa já adotada em diversas partes do mundo.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA