Dizem que viajar é abrir uma janela para alma. Para os alunos do 2º ano 2, orientados pela professora Fabiane Belli, da EMEB Professor Henrique Berkembrok, viajar também abre várias possibilidades de estudos e passeios. Na última semana, os estudantes puderam intensificar suas pesquisas escolares com visitas ao Zoológico de Pomerode e ao Parque da Malwee. A iniciativa ainda permitiu que as crianças levantassem hipóteses, descobrissem novos conhecimentos e vivenciassem na prática o que aprenderam na sala de aula.
Foi através do zoológico que os alunos puderam conhecer a história do local e as características dos animais. O lugar foi fundado em 1932, sendo, na época, o primeiro zoológico da região sul do Brasil. Os primeiros animais domésticos ficavam em uma lagoa na casa de Hermann Weege, empreendedor local. Com a permanência dos animais domésticos e a disponibilidade de alimento, os animais nativos da região do Vale do Itajaí eram atraídos para o local. Nasceu assim, a ideia de desenvolver um zoológico.
Atualmente, vivem cerca de 1.040 animais que pertencem a 255 espécies. A surpresa que as crianças tiveram foi que, dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário um esforço de conservação. O zoológico ainda desenvolve atividade de reprodução dessas espécies destacando a jacutinga, conhecida como peru do mato que mede cerca de 75 cm; o papagaio-charão, ave associada às florestas com araucárias; o gato-maracajá, um felino nativo da América Central e do Sul; e o papagaio-do-peito-roxo, espécie da Mata Atlântica, ocorrendo desde o estado da Bahia até o Rio Grande do Sul, além do leste do Paraguai e norte da Argentina.
Os alunos ainda conheceram o Parque Malwee, que possui dois museus com mais de 1600 peças em exposição, réplicas de estátuas internacionais e mitológicas. O lugar foi fundado em 1978 e é conhecido por sua preservação ambiental. Abriga, ao longo do parque, cerca 1,5 milhão de metros quadrados de extensão, 16 lagoas, mais de 35 mil árvores e espécies animais, entre elas, 133 aves catalogadas. Fora dos ambientes escolar e familiar, os alunos ainda aprimoraram a responsabilidade, exercitaram a socialização, a participação e a liderança, buscaram soluções para problemas e ainda estimularam uma análise crítica daquilo que observa.