Uma forma de comunicação que está caindo em desuso se tornou uma aliada nas aulas de Ensino Religioso da professora Maristela Seleme. A iniciativa vem sendo realizada com as turmas do 8º e 9º ano da EMEB Professor Ricardo Hoffmann que trocam correspondências com os estudantes da EEB Jorge Zipperer e EEB Professora Marta Tavares. Ao assistirem o filme ''Escrevendo Uma Nova Vida'', os alunos vêm encontrando maneiras de colocar os sentimentos e a solidariedade em prática. Além dessas lições, o projeto vem promovendo novas amizades, o estímulo à leitura e a valorização da vida.
É só a professora chegar na sala de aula para os alunos fazerem uma festa. A curiosidade em saber o que está escrito em cada linha é grande, já que as cartas vêm aproximando os estudantes, que muitas vezes, nunca haviam tido contato. “Como professora esse trabalho vem sendo muito gratificante, vejo eles empenhados em responder com amor o que vem acontecendo com o outro em sua vida. Esse sentimento, de se importar com o outro, é o que mais estamos precisando”, comemora.
Segundo Maristela, a inserção de filmes na disciplina vem trazendo resultados positivos no aprendizado. “O filme que assistimos para esse projeto é cativante e mostrou para eles que, mesmo em meio a crises e inúmeros problemas, sempre podemos contar com pessoas especiais ao nosso lado”, ressalta. “É possível sermos pessoas melhores e ajudarmos o próximo. Nosso dom está dentro de nós, se não o descobrimos ainda é porque não estamos preparados para usá-lo”.
Resgatando a magia
Ao ler uma carta escrita por uma turma de outra escola, os estudantes ainda conseguem ter um contato maior com o mundo literário. “Sem perceber o projeto vem ajudando também a estimular a leitura, já que os jovens ficam horas nas redes sociais”, conta a professora. Outro benefício ressaltado por Maristela foi a estimulação da criatividade, as cartas chegam em papéis coloridos e enfeitadas com adesivos.