Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

No Dia da Indústria, alunos do SENAI conhecem o cotidiano e oportunidades do setor

Quinta, 26 de maio de 2011


Palestras abordam temas de interesse de empresários e profissionais que trabalham na indústria

 

Florianópolis - O Dia Nacional da Indústria e o aniversário da Federação das Indústrias de Santa Catarina , que são comemorados na quarta (25), serviram  de oportunidade para os alunos do SENAI ampliarem seus conhecimentos sobre a rotina e as oportunidades de trabalhos do setor produtivo. Diversas unidades do SENAI em todo estado estão com programação especial nesta semana, que inclui visitas às empresas e palestras voltadas para estudantes, profissionais e empresárias. 

Em Criciúma, a programação especial de palestras, mini-cursos e vistas técnicas envolve alunos do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, dos cursos Técnicos em Cerâmica, em Modelagem do Vestuário e em Segurança do Trabalho, além de estudantes de cursos de aprendizagem industrial. Como no dia 25 de maio também é comemorado o dia do costureiro, o SENAI também está participando de uma homenagem a esses profissionais, em parceria com a empresa Damyller. Segundo o diretor da unidade do SENAI em Criciúma, Silvio da Silva, a intenção é valorizar a profissão de operador de máquinas/costureiro, as quais são de grande importância no setor do vestuário. 

Alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial em Costureiro Industrial, da unidade do SENAI em Mafra, também puderam se aproximar um pouco mais do ambiente fabril em uma visita técnica realizada na empresa Cativa Têxtil, realizada na terça. 

O Gerente de Desenvolvimento do departamento de Soluções em Inteligência e Comunicação da Dígitro Tecnologia, Guilherme de Assis Brasil, vai ministrar uma palestra aos alunos da unidade do SENAI em Florianópolis. O evento, que terá como tema "Os desafios do desenvolvimento de software no mundo globalizado e multimídia", é uma oportunidade para conhecer as demandas das empresas do setor de tecnologia da informação. 

Na unidade do SENAI em Caçador, durante todas as noites da semana estão sendo realizadas palestras com empresas de referência no setor. As apresentações servem para apresentar as novidades tecnológicas e as oportunidades de melhoria das empresas da região. 

A partir desta quinta, a unidade do SENAI em Videira terá mesas redondas e palestras relacionadas à área de alimentos, carnes e bebidas, com destaque para a discussão sobre o mercado, regulamentação e boas práticas da produção de alimentos orgânicos, com participação de representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Duas palestras integram a programação da unidade de Tijucas, que tratam do "Transporte Vertical No Brasil", no dia 26, e "Segurança, Higiene e Atitudes Comportamentais no Ambiente de Trabalho", no dia 27. 

Nesta quarta, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaraguá do Sul, Célio Bayer, conduz a painel "A indústria de Jaraguá do Sul: Pontos fortes e oportunidades de melhoria", promovido pela unidade local do SENAI. Na quinta (26) é a vez de Guido Bretzke apresentar a palestra "O empreendedorismo como forma de gerar inovação". 

Em Luzerna e Capinzal, as comemorações da semana da indústria, que começaram na segunda, seguem até o dia 27 (sexta). Um total de oito palestras estão sendo realizadas em Luzerna e três em Capinzal. Para o dia 25 estão previstas apresentações sobre tendências da instrumentação eletrônica , Mercado de Trabalho para profissionais da área química e também as exigências e expectativas do mercado de trabalho para os profissionais do futuro. 

Em Rio do Sul Taió, o SENAI promoveu na terça mais uma reunião de seu conselho técnico consultivo, que serviu para conhecer as demandas das indústrias da região e que contou com a presença do diretor Regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda. Durante as comemorações da semana da indústria, os alunos as unidades do SENAI no Alto Vale vão assistir a palestras com o objetivo de complementar a formação. As exposições abordam o cotidiano das profissões, assuntos técnicos e também contemplam uma apresentação do presidente do sindicato das empresas do setor de cerâmica vermelha do vale do Itajaí e Tijucas, Cláudio Luis Kurth. 

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação.




Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA