A juventude católica de todo o norte catarinense se reúne no próximo domingo (21 de outubro) para celebrar a construção de uma cultura de paz. Essa é a proposta do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em 2018. A programação conta com a Santa Missa presidida por Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville, e show nacional com o cantor Dunga. Este é um evento que acontece em todo o país e na Diocese de Joinville será realizado em Corupá, no seminário Sagrado Coração de Jesus.
Com o tema “Juventude construindo uma cultura de paz”, os grupos de jovens das paróquias das 18 cidades que formam a diocese terão um dia de partilha em comunhão com as mais variadas expressões juvenis. O evento oferece aos jovens uma vivência dos valores cristãos e aprofundamento no serviço evangelizador, pastoral, social, missionário e profético. Durante o dia acontecerão diversas atividades de formação, espiritualidade, cultura e entretenimento.
Cultura de Paz
Pautado pelos Direitos Humanos, a temática do DNJ 2018 oferece aos jovens a possibilidade de construção de uma Cultura de Paz, afinal, é a juventude a parcela da sociedade mais afetada pela violência. Conforme afirma o documento preparatório do DNJ, “o problema da violência não se resolve criando mais violência e sim criando uma cultura de paz e de direitos”. A cultura de paz é uma característica própria dos cristãos e essa cultura de paz também é carregada de direito à vida.
O tema do evento está em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2018: “Fraternidade e superação da violência”.
Serviço
Dia: 21 de outubro
Local: Seminário Sagrado Coração de Jesus - Rua Padre Gabriel Lux, 900 - Corupá
Horário: das 9h às 18h
Entrada: Gratuita - 1 kg de alimento
História do DNJ
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.
Contato:
Fernanda Cristine Felicio – Coordenadora Diocesana da Pastoral Juvenil
98856-4566
Isabela Soter Correa – Secretária Setor Juventude
3451-3728
Qualquer dúvida estamos à disposição.