Nos próximos dias, inicia a aplicação do sistema antipó em ruas do bairro São Pedro. O local já passou pela marcação das ruas e, assim que o bom tempo persistir, inicia a aplicação do sistema que elimina o pó em dias secos, e o barro em épocas chuvosas. A medida já atendeu a diversas ruas da cidade e recentemente foi contratada mão-de-obra para aplicação de mais 10 quilômetros do antipó em Rio Negrinho.
Para o prefeito Julio Ronconi, a medida é eficaz na manutenção das vias. “É um sistema que antes de iniciarmos a aplicação em Rio Negrinho, fomos conhecer onde já era realidade, como na região de Pinhas, na grande Curitiba. Lá o sistema é um grande sucesso e inclusive conversei com moradores que elogiaram. Aqui em Rio Negrinho iniciamos a aplicação e os resultados estão sendo fantásticos”, explica o prefeito.
O sistema além de eliminar o pó e o barro em ruas sem asfalto, reduz substancialmente o custo com a manutenção. “Tem ruas que patrolávamos um dia e, com a forte chuva, todo o trabalho ia embora. Agora onde foi feito o antipó não precisamos mais patrolar. Com isso, podemos atender outras ruas de forma mais rápida”, cita o secretário de Infraestrutura Hélio Clemente.
Além do São Pedro, a Prefeitura deverá realizar obras nos demais bairros de Rio Negrinho, incluindo o distrito de Volta Grande. A definição leva em consideração itens técnicos. O material especial, composto pelo agente anti-pó – mais conhecido como óleo de xisto –, não agride o meio ambiente. O produto é aplicado em duas camadas, o que deixa o local com características ecológicas, e não é considerado pavimentação, mas manutenção das vias.
Ruas já atendidas
Neste ano, a Prefeitura de Rio Negrinho já atendeu com o sistema as seguintes ruas:
- Nabor Carvalho Bastos (Quitandinha)
- Flávio Gonçalves de Oliveira (Quitandinha)
- Djalma Bento (Cruzeiro)
- Flavio de Souza (Cruzeiro)
- Fernando Tureck (Cruzeiro)
- Alois Paul (Cruzeiro)
- Capitão Alfredo Pinto (parte - Cruzeiro)
- Paulina Pillati (parte - Vila Nova)
- Carlos Linzmeyer (Vila Nova)
- Valmir Lucio Sena (Vila Nova)
- Paulo Boehn (parte - Centro)