As audiências públicas para preparação e realização do 1º turno das Eleições 2018 iniciarão em Santa Catarina neste mês de setembro. A primeira acontece no dia 20, no Cartório Eleitoral de Tijucas, quando será realizada a geração de mídias da 31ª Zona Eleitoral.
Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.554/2017, nove audiências estão previstas em cada Zona Eleitoral. Os partidos políticos e coligações, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil são oficialmente notificados, e as reuniões acontecem de forma aberta à imprensa e ao público em geral.
Entre as cerimônias estão, por exemplo, a de geração de mídias - dispositivos utilizados para carga de urna, votação, ativação de aplicativos e gravação de resultado - e a de conferência visual, quando os auditores de configuração verificam as informações na tela e realizam uma inspeção física em todas as urnas eletrônicas. As cerimônias relativas ao 1º turno ocorrem até os dias seguintes ao pleito, quando é realizada a audiência de verificação dos lacres.
As datas das audiências nos municípios podem ser acessadas no site do TRE-SC, por data e por município, e o local de realização será atualizado na página conforme publicação no Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina (DJESC), podendo ser confirmado diretamente com os cartórios eleitorais.