Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento do Sul - Câmara aprova projeto para criação do Museu da Música Maestro Pedro Bitencout

Quarta, 29 de agosto de 2018

 Clique para ampliar
Maestro Pedro Machado de Bitencout faleceu no dia 27 de junho de 2017
 

Na sessão de segunda-feira (27), o Plenário da Câmara de Vereadores aprovou o projeto que dispõe sobre a criação do Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencout. A criação e manutenção do museu será efetuada com dotações orçamentárias vinculadas à Fundação Cultural e ficará situado nas dependências da Estação Ferroviária de Serra Alta.

O local será para abrigar, salvaguardar, conservar, estudar e desenvolver os bens que compõe o acervo. Desta forma, além de valorizar a memória da música produzida e gravada. Este acerto é formado por partituras musicais, objetos, fotografias, instrumentos musicais e vários elementos fonográficos e multimídia, que servirá de fonte de pesquisa e estímulo à produção musical e preservação da memória da música do nosso município. O local poderá receber doação de material que, após seleção e análise, será incorporado ao acervo.

O Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencout terá uma audioteca aberta permanentemente à visitação e consulta para estudantes e pesquisadores. No local serão programados eventos periódicos, com o objetivo de estimular entre seus frequentadores a compreensão da cultura musical e a postura salutar da expressão musical de sua memória. Conforme a Lei, fica estabelecido o prazo de (24) vinte e quatro meses para realização do Plano Museológico. Com isso, a Câmara de Vereadores aprovou que à Prefeitura firme convênio com entidades públicas ou entidades privadas para receber contribuições e doações, que será destinado para aquisição de acervos relacionados à música ou à história musical de São Bento do Sul.

O Maestro Pedro Machado de Bitencout nasceu no dia 28 de junho de 1942, em Pedras Grandes(SC). Desde cedo, Bitencout revelou uma tendência muito acentuada pela música. Sua vocação, porém, impelia-o à atividade. Aprendeu a compor e também se aperfeiçoou seu domínio do órgão e do harmônico. Foi compositor de diversas obras. No período de 1963 e 1966 foi regente do coral Oficinas, do qual ele mesmo foi o fundador. Também fundou a Associação Coral São Bento do Sul e o Coral Montanara, dos quais também participou como regente. Pedro Machado de Bitencout compôs a letra e a música do hino oficial de São Bento do Sul, sendo vencedor do concurso público efetuado em 1972, bem como a letra e música dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) realizados em São Bento do Sul em 1973. Em abril de 1994, assumiu a regência da Branda Treml e, logo após, a regência da Polska Orkiestra z Brazylii. Em junho de 2001, conduziu a Banda Treml em uma turnê pela região sul da Alemanha. Pedro Machado de Bitencout ocupou vários cargos públicos em várias gestões, tendo inclusive, ocupado o cargo de diretor presidente da Fundação Cultural. O maestro faleceu no dia 27 de junho de 2017, aos 75 anos de idade.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA