Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PEDRADAS DO PEDROKA - Ainda ninguém é de ninguém - MAU USO, PESSIMO COSTUME - ESTOMAGO NÃO É LAGOA

Domingo, 06 de outubro de 2024

 

 

Ainda ninguém é de ninguém

A sorte está lançada e os votos serão depositados na urna. Amanhã, 06 definem-se quem serão os políticos que comandarão o município nos próximos quatro anos. A escolha é livre e nomes é que não faltam. Para mim faltaram propostas como já escrevi neste mesmo espaço. Mas enfim,  temos o que merecemos. Somos  64.230 eleitores, dos quais a maioria 33.328, suficientes para eleger o prefeito são do sexo feminino. E candidatas mulheres é que não faltam. Temos duas candidatas a prefeito e duas a vice. Portanto estão bem representadas e em igualdade com os homens. Não precisam nem da preferência dos machões. 

Mau uso, péssimo costume

Nos bancos escolares aprendemos que a maioria das leis surgiram para regulamentar, normatizar e regular os usos e costumes. As leis também são muito mais punitivas que protetivas. Você encontra nelas punições e restrições pelo não cumprimento e não premiações por respeitá-las. Portanto, como diria José Saramago, sobre a experiência histórica, por meio de um de seus personagens: “O historiador és tu, mas julgo saber que os nossos antepassados só depois de terem tido as ideias que os fizeram inteligentes é que começaram a ser suficientemente inteligentes para terem ideias” (SARAMAGO, José. O homem duplicado. São Paulo. Companhia das Letras, 2002, p. 104). “Dura lex, sed lex” é uma expressão em latim cujo significado em português é “[a] lei [é] dura, porém [é a] lei”. Se esta escrita é para não sofrer modificações e ser igual para todos, embora as jurisprudências e interpretações. O fato é que ao invés de regular usos e costumes, passaram a corrigir maus costumes e péssimos usos. Aqui tem sido frequente e pródigas a edição de leis que procuram corrigir comportamentos que na maioria das vezes apenas são para exigir mais cidadania, dos cidadãos. Embora muitos se orgulhem das suas origens europeias e achem que lá tudo funciona, aqui simplesmente ignoram os bons usos e costumes, senão vejamos. Já temos lei proibindo beber em espaços públicos, fumar igualmente, passear com cachorro de porte sem focinheira. Agora se discute lei para proibir cocô de cachorro em vias públicas. Som em decibéis elevados nas ruas. Proibição de soltar fogos de artifício. Bosta de cavalos e uso de fraldas para os mesmos. Imposição do lixo reciclável. Obrigatoriedade de ligação do esgoto a rede, entre outras. Até parece que estamos vivendo na era da pedra lascada. Um pouco de educação deveria também ser objeto de Lei? Aliás se existem guardas de trânsito e policiais é porque existem maus motoristas e bandidos. Maus políticos também são frutos de péssimos eleitores. Basta mudarmos nossas cabeças, usos e costumes e mudaremos o mundo.

 

ESTOMAGO NÃO É LAGOA

- Ninguém engole sapo de livre vontade. Engole porque não tem outro jeito. Tem sempre alguém que nos obriga a engolir o sapo, à força. A pessoa que nos obriga a engolir o sapo, a gente nunca mais esquece. Diz a Adélia que “aquilo que a memória amou fica eterno”. Aí eu acrescento algo que aprendi no Grande Sertão. Conversa de jagunços matadores. Diz um: “Mato mas nunca fico com raiva”. Retruca o outro, espantado: “Mas como?” Explica o primeiro: “Quem fica com raiva leva o outro para a cama.” É isso. A gente leva, para a cama, a pessoa que nos obrigou a engolir o sapo. A raiva também eterniza as pessoas. Não adianta falar em perdão. A gente fica esperando o dia em que ela também terá de engolir um sapo. Ou como dizia uma propaganda antiga de loteria, a gente reza: “O seu dia chegará…”Rubem Alves 

 

 

 PARABÓLICAS

 

- Nunca faça acordo com bandido nem de as costas para o inimigo. A ocasião é tentadora.

- Nas próximas eleições, apenas por uma questão de vaidade deverei ser candidato. Fiquei com inveja das fotos publicadas em A Gazeta. Os fotógrafos locais devem ter feito alguns milagres. Também quero.

- Oscar Fernandes não é mais o Diretor Administrativo do Hospital Sagrada Família. A gestão volta para as irmãs da Divina Providência e a Diretoria Institucional já é da irmã Marilze (Honorina Menegazzo). Dr. Giovani Erineu Schwingel é o Diretor Técnico, Fernando Nardino  - Gerente Administrativo Financeiro e Enfermeira Laiz Farraz da Silva a Responsável Técnica da Enfermagem. 

- Lembrando aos eleitores que as propostas dos candidatos Tomazini - CRECHE PARA IDOSOS - não é nenhuma novidade. Foi ideia da candidata Clarice Foleto quando disputou as eleições no passado. Ótima por sinal e tomara que vingue.

- Já a do Sieves sobre TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO, o precursor foi o saudoso radialista Giovani de Lima quando também disputou as eleições municipais. Que vingue também e que não seja em carroções.

- Não foi cadeirada, mas alguns agarrões e socos pelos lados do MDB. O Marçal foi o Lirio Volpi e o Datena o Mallon. O motivo segundo Mallon, TRAÍRAGEM.

Aliás, bastidores dão conta que mesmo eleito Lirio não será empossado e seus votos contarão para a legenda. Motivo processo ainda em julgamento. A saber!

Minha aposta: Luiza Mallon e Barbara Silva serão muito bem votadas. Ótimas opções. 

 

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA