Quinta-feira (23), foi realizado o encontro com os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Centro Integrado de Saúde. A ação desenvolvida pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Saúde, reuniu as unidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Mafra e Bela Vista do Toldo que compõem o planalto norte catarinense. O objetivo foi otimizar o atendimento em acidentes com múltiplas vítimas, na tentativa de reduzir o tempo de resposta para atender mais pacientes em ocorrências.
Segundo a coordenação do treinamento, a metodologia de atendimento emergencial a ser aplicada nos casos de múltiplas vítimas é o protocolo start, referência americana de ação que é adotada pelo Ministério da Saúde. Conforme a gravidade dos ferimentos, o protocolo estabelece a classificação dos pacientes em quatro escalas de prioridade, identificadas por cores: absoluta (vermelho), intermediária (amarelo), baixa (verde) e nula (preto).
Com graus de prioridade absoluta e intermediária, a vítima deve passar pela triagem, atendimento e ser removida para uma unidade hospitalar ou para o acampamento do local imediatamente. Pacientes com baixa prioridade são os que, geralmente, não precisam de remoção, pois sofreram lesões leves ou não apresentaram lesões. A prioridade nula é para aqueles que foram a óbito no momento do incidente. “Estamos realizando essa atividade com base na realidade de cada unidade. Por exemplo, se em uma cidade com 5 mil habitantes ocorre um acidente envolvendo cinco pessoas em um veículo, já é um ocorrência com múltiplas vítimas”, ressaltou o socorrista Marcos.
De acordo com a secretária de Saúde Maria de Fátima Mendes Afonso, o encontro integra o conteúdo programático de ações que fortalecem o trabalho de qualidade realizado na região. “Trabalho em equipe é algo colocado em prática diariamente em seus atendimentos e nada mais justo do que fornecermos formas de otimizar esse processo”, frisou. Ao final do treinamento, os profissionais passaram por simulados onde deveriam classificar os pacientes e prestar atendimento conforme a severidade do caso.