A ação literária envolve as cidades que compõe o Consórcio Intermunicipal do Quiriri
Estimular o intercâmbio cultural e a valorização da produção literária do município. Esses são os objetivos buscados pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Fundação Municipal de Cultura, com a divulgação do livro Cariporã de José Kormann. A iniciativa ainda visa repetir o sucesso de lançamento em Rio Negrinho nas cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Quiriri. A primeira cidade a receber a visita do autor será Corupá, nesta sexta-feira.
A história da importância literatura regional no país data mais de 150 anos. Surgiu com autores como José de Alencar, Bernardo Guimarães e Franklin Távora. E desde lá vem conquistando um papel em eternizar fatos históricos, espaços, discursos, tradições e sentimentos. Em relação ao ambiente escolar, obras regionais ainda possibilitam pesquisas sobre termos desconhecidos, aproximação com os antepassados e uma leitura crítica sobre os modos da vida da época.
A obra de Kormann gira em torno de dois romances dos filhos de Cariporã, a trama passa por drásticos acontecimentos, como também, por fatos históricos importantes de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá e Jaraguá do Sul. Outro relato da história também ressaltado é a Revolução Federalista, incluindo a Guerra do Contestado. “A literatura é o registro de uma tradição, de uma cultura e, desta maneira, deve ser encarada por obras como esta que podem ensinar todas as áreas do conhecimento”, ressalta o diretor presidente da Fundação Adilson Figueiredo.