Nesta quarta-feira (8) a Universidade do Estado de Santa Catarina, em São Bento do Sul, inicia o calendário letivo do 2º semestre de 2018 com a aula magna da filósofa e conferencista Lúcia Helena Galvão. O tema do encontro será “Ser ético é ser humano?”. Lúcia Helena Galvão é professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Com quase 30 anos na instituição, é uma das palestrantes mais antigas e ativas. Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e em outros países. Na internet é um fenômeno nas redes sociais e Youtube, onde possui milhares de seguidores e acumula mais de 10 milhões de visualizações em suas palestras.
A palestra
A origem da palavra ética já aponta o real significado desse tema, tão estudado por diferentes civilizações. Tanto ethos,em grego, quanto mores,em latim, que deu origem a palavra moral usada pelos romanos, representam costumes, ou seja, fazem referência à base que deve sustentar a forma como um ser humano vive. Atualmente, somos humanos no nosso dia a dia por convicção, ou por imposição? E, como humanos, sabemos quais costumes são éticos? Organizamo-nos em sociedades que tenham esses costumes como leis? Essas e outras perguntas são respondidas ao logo da aula magna de Lúcia Helena, que é gratuita e aberta ao público em geral.
“Dentre todas as possibilidades do universo, eu quero ser humano, porque isso é o que se espera de mim”.
SERVIÇO:
Palestra com Lúcia Helena Galvão sobre “Ser ético é ser humano?”
Local: Centro Cultural Dr. Genésio Tureck (antigo cine) – Rua Felipe Schmidt, 154 (São Bento do Sul)
Data: 08/08/2018, 19h.
Lúcia Helena estará disponível para atender à imprensa na quarta-feira (8) pela tarde, ou mediante agendamento com a assessoria de comunicação.