A partir desta segunda-feira (6), todas as crianças de um ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo. Em São Bento do Sul a meta é imunizar 95% dessa faixa etária, ou seja, 4.300 crianças.
A campanha nacional visa, neste ano, imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida. Em relação ao sarampo, isto significa que mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber o reforço.
Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a Vacina Inativa Poliomielite – VIP, na forma injetável. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a Vacina Oral Poliomielite – VOP, a gotinha.
A vacinação contra a poliomielite e o sarampo vai até o dia 31 de agosto, com o dia D de mobilização no sábado, dia 18 de agosto, quando todas as unidades estarão abertas.
Sarampo - O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo.
Mas, neste ano, o país conta com 822 casos confirmados. O reaparecimento da doença está relacionado às baixas coberturas e a presença de venezuelanos no país, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela.
Poliomielite - O Brasil erradicou a poliomielite do território em 1994. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.