Como um passo de solidariedade aos que necessitam, a campanha “Elas não caminham sozinhas” do Projeto Banco de Materiais Ortopédicos ainda continua. Desenvolvida pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Saúde, a ideia já possui até fila de espera para o empréstimo. O objetivo da ação é arrecadar os materiais ortopédicos não utilizados para que possam estar disponíveis para quem precise.
Com a arrecadação desde cadeira de rodas à muletas, a iniciativa vem ganhando forma a cada semana. Conforme a secretária de Saúde, Fátima Mendes Afonso, esses são os materiais mais procurados. “Emprestamos para as pessoas por tempo indeterminado, ela só devolverá quando não precisar mais”, ressalta ela, destacando que a ideia do banco foi do vereador Willian Righetto. Mas andadores e cadeiras de banho ainda estão em falta. “Reforçamos para a comunidade esse pedido. Ele não auxiliará apenas pessoas acidentadas, mas também as pessoas idosas em suas atividades”.
Para solicitar o material ortopédico é necessário ir até a Secretaria de Saúde e preencher um requerimento de responsabilidade pela conservação e devolução do equipamento. Após isso, a pessoa fica em uma fila de espera e o contato é feito por telefone para a retirada. A Secretaria de Saúde ainda reitera que essa é uma oportunidade que pode fazer a diferença na vida de alguém, já que materiais como este possuem um valor alto para aquisição. Além da espera, os cidadãos são acompanhados por uma assistente social durante o processo de entrega.
Materiais ortopédicos arrecadados
- Cadeiras de rodas
- Andadores
- Muletas
- Colar cervical
- Tipóias
- Cadeiras de banho
- Comadres
- Bengalas
- Meias elásticas
- Tornozeleiras