“Jaraguá do Sul participou e fez um amplo trabalho de divulgação com os demais municípios da região turística ‘Caminho dos Príncipes’. Cada município se encarregou de levar produtos típicos, ou de produção local, colonial e artesanal, para degustação no estande”, atesta o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, em referência à participação no 13º Festival de Turismo das Cataratas, que ocorreu de 20 a 22 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, marca presença no evento.
A caravana jaraguaense também foi integrada pela rainha e segunda princesa da 30ª Schützenfest (Festa dos Atiradores), Paula Luísa Pereira e Júlia Cristina Buettgen, e pelo personagem Wilfred.
“Nosso estande teve movimentação constante, até pela curiosidade despertada em outras regiões do país. A gente interagia e mostrava a plotagem do estande, com os 16 municípios da região turística”, salienta o diretor de Turismo. “Um dos estados que mais recebemos turistas é o Paraná, e por isso é importante estarmos presentes no Festival das Cataratas”, justifica o diretor Nasato, com a expectativa de que a cidade também marque presença na próxima edição do evento.
Os visitantes do estande receberam kit de impressos com atrativos turísticos e sugestão de roteiro para percorrer o “Caminho dos Príncipes”, elaborado por operadora de turismo de Joinville: “O mais importante foi a parceria com uma agência de viagens de Joinville, que criou um roteiro turístico para oferecer aos clientes”, pontua Marcelo Nasato.
Recorde de público
A 13ª edição registrou a circulação de 8.430 pessoas e atraiu 52 caravanas (45 nacionais e sete internacionais), com cobertura de 218 jornalistas da imprensa especializada, do Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Líbano, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Nepal. Na edição de 2017 foram registrados 8.180 participantes, 55 caravanas, 14 países e 227 órgãos da imprensa especializada.
Caminho dos Príncipes
O “Caminho dos Príncipes” congrega os municípios de Joinville, São Francisco do Sul, Campo Alegre, Corupá, São João do Itaperiú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Araquari, Garuva, Guaramirim, Rio Negrinho, Itapoá, São Bento do Sul e Schroeder. É considerado um dos mais atraentes roteiros de Santa Catarina. O nome tem origem histórica em 1853, quando as terras onde está situado o município de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. Porém, a herança cultural portuguesa não é a predominante, mas sim, a colonização alemã, presente na maioria dos municípios. O Caminho dos Príncipes também é marcado pela contribuição dos imigrantes italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.